Internet Archive ‘ressuscitou’ cerca de 500 mil músicas do MySpace

MySpace

O Internet Archive conseguiu recuperar mais de 490 mil músicas da rede social MySpace. No mês passado, foi anunciado que o MySpace teria perdido muita da informação carregada entre 2003 e 2015.

A meio de março, o The Guardian indicava que uma falha na migração dos servidores tinha eliminado milhões de conteúdos carregados para a rede social, de forma permanente. Desapareciam assim milhões de conteúdos carregados até 2016 – incluindo 53 milhões de músicas, disponibilizadas por mais de 14 milhões de artistas.

Através do Twitter, foi anunciado que se conseguiu salvar uma parte das músicas, de uma coleção com 490 mil músicas, recolhidas algures entre um grupo académico que prefere não revelar a identidade. São mais de 1,3 terabytes de música, recolhidos algures entre 2008 e 2010.

Leia também | Internet Archive quer salvar as memórias do Google+

Claro que é uma ínfima parte dos 53 milhões de músicas perdidas. Através das redes sociais, têm sido muitos os utilizadores do antigo MySpace que lamentam as perdas de faixas gravadas no início de carreira de vários artistas.

A pouco e pouco, tem havido boas notícias, com algures utilizadores do MySpace a revelar que ainda têm alguns ficheiros guardados passíveis de serem arquivados.

O Internet Archive dedica-se a salvaguardar muitos dos conteúdos que são partilhados na Internet. Recentemente, fizeram ainda um esforço para garantir que se guardavam as informações partilhadas no Google+, a rede social agora extinta da Google.

Leia também | Tráfego do Tumblr afundou depois de restrições a pornografia

O MySpace foi uma das redes sociais que marcou o início dos anos 2000, ainda antes da hegemonia do Facebook. Além disso, também catapultou muitos artistas para os holofotes da indústria musical, incluindo os britânicos Arctic Monkeys ou Lilly Allen.

O MySpace foi criado em 2003, por Tom Anderson, Chris DeWolfe e Jon Hart.

MySpace. Como a primeira grande rede social não soube resistir ao tempo