Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma destas três modelos não existe. Adivinha qual?

Qual das três modelos não é verdadeira? Descubra nas fotografias seguintes. Créditos das imagens: Imma.gram

Publicidade Continue a leitura a seguir

Chama-se Imma e o cabelo cor-de-rosa destaca-a imediatamente de outras modelos profissionais. Isso e o facto de não ser verdadeira.

Uma passagem rápida pelas fotografias de Imma no Instagram parece indicar que estamos na página de mais uma modelo ‘hit’ que está a fazer furor na rede social. Os 65 mil seguidores que têm ajudam a ‘esconder’ o facto de esta jovem modelo ser, na realidade, um modelo virtual.

Criado pela empresa de grafismo ModelingCafe, Imma destaca-se pelo realismo visual e pelo cuidado nos detalhes, como o facto de ter raízes de cabelo pretas, apesar de ser o cor-de-rosa a cor mais predominante.

A publicação Engadget, quando deu destaque a esta modelo, até provocou os leitores com o desafio que pode ver em cima: das três modelos que estão na fotografia, sabe qual delas não é verdadeira?

Leia também | Este vestido foi leiloado por 9500 dólares… mas só existe no mundo digital

No perfil de Instagram, Imma é uma modelo de vestuário e são várias as fotografias em que aparece acompanhada de modelos de ‘carne e osso’, o que em determinadas situações torna mais difícil perceber que não é uma pessoa.

Esta não é a primeira vez que uma modelo virtual ganha um grande número de seguidores nas redes sociais e esta é uma tendência que marcas de moda e agências digitais começam a explorar para fazerem passar as suas mensagens.

O caso específico da modelo Imma, pelo realismo, também levanta questões sobre até onde poderá ir a influência destes avatares assim que forem misturados com ferramentas de inteligência artificial poderosas e mantêm interação com os seguidores humanos nas redes sociais.

Didimo, a startup do Porto que cria humanos digitais