Modo escuro do Gmail está a chegar ao Android e iOS

Gmail Android

Depois de no início do ano a Google ter dado um novo visual à versão mobile do Gmail, agora é tempo de escurecer as coisas. O modo escuro está a chegar de forma gradual aos utilizadores do Gmail no Android e iOS.

O anúncio foi feito através de uma publicação no blog da G Suite, o serviço virado para a produtividade da Google. A criadora do Gmail detalha como é que pode aceder a este novo visual da caixa de correio – há diferentes formas consoante a versão do sistema operativo.

No caso do sistema da Google, quem já tenha acesso à versão mais recente, o Android 10, poderá ter esta função definida de forma automática. Para isso, basta que escolha o tema escuro nas definições do telefone – o Gmail respeitará de forma automática esta definição.

Leia também | Gmail já permite agendar envio de emails. Saiba como o fazer

Mas há mais diferenças no Android: se tiver um Pixel, por exemplo, sempre que ativar o modo de poupança de bateria do telefone, esta definição será automaticamente escolhida no Gmail. Afinal, um tema escuro permite consumir menos energia, o que ajuda a poupar alguma bateria. Por fim, pode sempre escolher esta opção através das definições do próprio email.

Nos equipamentos da Apple, caso tenha o modo escuro disponibilizado de forma transversal no iPhone, uma das funcionalidades do novo iOS 13, o Gmail acompanhará as definições gerais do telefone. Se tiver as versões anteriores, conseguirá ter acesso na mesma ao novo visual, através das definições.

Leia também | Usa Gmail no iPhone? Já pode personalizar ações à vontade

A Google deixa ainda a indicação de que poderão ser necessários 15 dias até à definição de modo escuro chegar a todos os utilizadores, com contagem a partir do dia 24 de setembro.

O Gmail não é o único serviço a apostar num modo escuro, para ajudar a poupar os olhos – e as baterias – dos utilizadores. O Outlook, por exemplo, também já disponibiliza esta opção, tal como o Slack ou o Messenger.

Modo escuro já chegou à versão web do Outlook