NOS e Vodafone anunciam parceria na rede móvel a pensar no 5G

NOS | 5G
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Operadoras vão negociar os termos do acordo em regime de exclusividade com vista a acordo até junho de 2020, data prevista do arranque do 5G no país.

A NOS e a Vodafone anunciaram a intenção de fechar um acordo para a partilha da infraestrutura da rede móvel em todo o país. As duas operadoras irão negociar em exclusividade com vista à obtenção de um acordo até junho de 2020. O anúncio surge num momento em que se aguarda informação sobre o leilão do 5G, previsto para abril, e com arranque para junho.

“Com este acordo, a NOS renova o seu compromisso de investimento na criação de condições que, não só permitirão às empresas portuguesas prepararem-se para responder ao desafio da transformação digital, mas também às famílias que terão assim a oportunidade de escolher as melhores ofertas e um serviço de excelência”, continua o gestor. “Consolidamos, deste modo, o princípio que sempre defendemos de um modelo eficiente no desenvolvimento de redes de última geração e demos mais um passo muito importante no nosso compromisso com Portugal e com os portugueses, de construção de uma Sociedade Digital”, afirma.

Leia também | Vodafone mostra potencial do 5G com primeira chamada holográfica

“Esta parceria trará benefícios significativos aos nossos clientes, aumentando a confiança nos serviços que prestamos e fortalecendo a concorrência no mercado de telecomunicações, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da Sociedade Gigabit em Portugal”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, citado em comunicado.

“A Vodafone sempre defendeu, em prol de uma maior dinamização do mercado e em benefício dos clientes, modelos de partilha de infraestrutura, sendo este acordo uma extensão da parceria celebrada com a NOS em 2017.

A manutenção desta parceria tem subjacentes princípios de racionalidade económica, eficiência e rapidez no deployment da rede, manutenção da independência estratégica e uma total orientação para a qualidade do serviço prestado. A Vodafone acredita que desta forma contribuirá para aumentar a competitividade de Portugal neste mundo cada vez mais digital”, reforça o gestor.

Leia também | NOS e Deloitte fecham parceria para tornar as cidades mais inteligentes

As duas operadoras têm já uma parceria em vigor na rede fixa, celebrada em setembro de 2017, para a partilha recíproca de infraestrutura, tendo fechado em julho do ano passado um memorando de entendimento para a expansão/partilha da rede fibra através da DSTelecom. Agora estende a parceria à rede móvel.

“O propósito deste acordo é definir um modelo de investimento sustentável, que permita uma maior e mais rápida cobertura do território nacional”, refere a NOS em comunicado. Trata-se de partilha de infraestrutura móvel e não de espectro. “A NOS e a Vodafone garantirão total independência na definição e prestação de serviços aos seus respetivos clientes, não partilhando espectro e mantendo o controlo estratégico das suas redes.”

Leia também | Zuckerberg é dono de quatro das apps mais descarregadas dos últimos dez anos

O anúncio surge numa altura em que no mercado se aguarda indicação sobre os contornos do leilão do 5G previsto para abril. Detalhes do mesmo não são conhecidos, mas a Anacom tem dado sinais que situações de partilha de investimento em infraestrutura de rede entre os operadores é visto com bons olhos.

Esta sexta-feira decorre ainda o arranque no processo de migração das faixas hertzianas, ocupadas pela TDT, que terão de ser libertadas para serem usadas pelo 5G. O processo, que se inicia no emissor de Sines, segue depois de Sul para Norte até à sua conclusão em junho nas ilhas, de acordo com o calendário aprovado pela Anacom.

Colt investiu 2,5 milhões em expansão de rede em Portugal