Publicidade Continue a leitura a seguir

Prepare-se, o WhatsApp está prestes a escurecer

Nesta galeria encontra os erros que vai querer evitar quando usa o WhatsApp | 1. Carregar em links suspeitos | Nada de abrir links que lhe parecem suspeitos - mesmo que venham de contactos que podem ser da sua confiança. Existem campanhas de spam que são distribuídas através do WhatsApp e nunca se sabe quando o azar lhe pode bater à porta.
2. Partilhar informações pessoais | Pode ser tentador conhecer uma pessoa nova e querer partilhar algumas informações pessoais com ela. Mas estes são elementos que não deve fornecer em serviços online - seja no WhatsApp ou noutra plataforma social qualquer.
3. Usar o WhatsApp web em computadores desconhecidos | A versão web do WhatsApp consegue ser uma ferramenta de grande valor, sobretudo para quem usa o serviço durante o trabalho. A questão é que não deve usar este serviço em qualquer computador - apenas e só em computadores nos quais confia.
4. Esquecer de fazer log out na versão web | Fazer a autenticação no serviço web é muito simples - basta apontar o smartphone para um código QR que aparece no ecrã. É por isso fácil ficar com a sessão aberta em diferentes computadores - no pessoal, no do namorado e no do trabalho, por exemplo. Quantas mais sessões tiver iniciadas, mais exposto fica a potenciais acessos indevidos.
5. Não ativar autenticação em dois passos | É uma funcionalidade simples e que vai melhorar de forma significativa a sua segurança. Na prática o utilizador vai receber um código de segurança extra, no email, sempre que tentar iniciar a sua conta num novo dispositivo.
6. Ler mensagens e não responder | Se alguém lhe faz uma pergunta, é porque está à espera de uma resposta. Os dois ‘vistos’ azuis indicam que a mensagem já foi lida, mas não houve reação. Acontece que o momento de leitura nem sempre é o mais oportuno para responder, mas a pessoa que está do outro lado não sabe isso. Faça um esforço por dizer algo quando vê as mensagens, nem que seja para dizer que responde mais tarde.
7. Ter o download automático de conteúdos multimédia | O acesso à internet agora faz-se de forma simples e sem grandes custos, seja através de uma rede Wi-Fi, seja através de dados móveis. Mas como há conteúdos, como vídeos, que ainda consomem algum tráfego, o melhor é desativar o download automático de conteúdos multimédia. Desta forma também garante que ao seu telemóvel só chegam as imagens e vídeos que quer mesmo ver.
8. Criar grupos gigantescos | Ter um grupo com três ou quatro amigos no WhatsApp pode ser engraçado, mas ter um grupo com mais de dez elementos pode tornar-se caótico. Tenha isto em consideração, pois até pode gostar de receber muitas notificações no WhatsApp, mas os elementos que adiciona ao grupo nem tanto.
9. Ter todas as notificações ativadas | Para o caso de ter muitos grupos de conversação no WhatsApp, é importante silenciar algumas notificações, caso contrário vai ter sempre a tentação de espreitar a última mensagem recebida - o que é mau para a produtividade ou para quando está num grupo de amigos ‘ao vivo’.
10. Ter o backup de conversas desativado | O WhatsApp permite aos utilizadores guardarem uma cópia de segurança das suas conversas e ficheiros no serviço Google Cloud - é gratuito e em breve vai deixar de contar para a quota do serviço de armazenamento da Google. Ao ter esta funcionalidade ativada, estará a garantir também uma maior segurança à sua conta.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem sido uma tendência no mundo das aplicações e era há muito pedido pelos utilizadores do WhatsApp. A nova versão beta do WhatsApp está prestes a ficar mais escura, com a chegada do ‘dark mode’.

Esta novidade foi detetada pelo site WABetaInfo, que mostra capturas de ecrã em que é possível ver o aspeto deste modo escuro no WhatsApp. Segundo o site, trata-se da versão beta da aplicação, a versão 2.19.82.

As imagens mostram que este modo escuro estará a ser testado para vários ecrãs da aplicação de troca de mensagens. Ainda assim, fica por conhecer o aspeto deste modo escuro no ecrã das conversas – o mais usado durante a utilização do WhatsApp.

Fonte: WABetaInfo

O modo escuro tem conquistado fãs ao longo do tempo pelo facto de consumir menos energia, especialmente em ecrãs AMOLED e OLED. Nos últimos tempos, têm sido várias as aplicações a introduzir o modo escuro nos seus produtos – um dos casos mais recentes é o Messenger do Facebook (embora seja preciso recorrer a um truque).

Outra das possibilidades desta nova versão beta é também especialmente útil para quem recebe ficheiros de áudio através do WhatsApp: passa a ser possível saber qual é o nome do ficheiro áudio que está a ser reencaminhado.

Vale a pena recordar que se trata de uma versão beta da aplicação – ainda sem eventual data de disponibilidade destas funcionalidades para todos os utilizadores.

Esta app deixa-o ter duas contas de WhatsApp no mesmo telefone