Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer saber como está a bateria do seu portátil? Esta app é a solução

1. Controle a luminosidade do ecrã | Não mexer na luminosidade do ecrã é um erro, mesmo para a saúde dos seus olhos. Se há situações em que o brilho no máximo é a única forma de trabalhar, também há muitas em que isso não deve acontecer.
2. Ative as horas de luz noturna | Nas definições do computador é possível definir um horário a partir do qual a luminosidade do ecrã baixa automaticamente e ganha um tom mais amarelado. Desta forma sabe que se ligar o computador às 21 horas, estas definições já estão de origem.
3. Controle o tempo em que o ecrã fica ligado | Sobretudo nos portáteis, é muito comum o ecrã ficar ligado mais tempo do que o necessário. Também nas definições do sistema operativo pode ajustar este elemento: nem deve ser muito longo, nem deve ser muito curto. Escolha sempre algo que esteja de acordo com o seu perfil de utilização.
4. Ativar opções de poupança extra | Além do próprio sistema operativo do computador, seja ele Mac ou Windows, é possível ativar mais ferramentas de poupança de energia. Uma que deve procurar é no seu browser: juntamente com o ecrã, é outro dos glutões de energia da sua bateria.
5. Mantenha o computador arejado | Quando mais quente estiver um equipamento, maior será o impacto na qualidade e duração da bateria. Ter uma boa refrigeração é um ponto que deve estar sempre acautelado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Está disponível para o sistema operativo Windows e permite saber como é que está a bateria do seu portátil – se ainda pode confiar nela ou se a vossa relação já teve melhores dias…

Chama-se Smarter Battery e permite conhecer ao pormenor qual o estado de saúde da bateria do seu portátil. Afinal, é uma das grandes queixas dos donos de portáteis: “a minha bateria não dura tempo nenhum” ou “tenho de estar sempre a carregar o portátil”. Conhecer bem a bateria do portátil é um passo essencial para perceber se deve ou não tomar medidas – e como pode atuar.

A aplicação permite analisar rapidamente o estado da bateria do computador, mostrando-lhe qual era a capacidade definida e qual é o estado atual, após algum tempo de uso. Os ciclos de carga e descarga são importantes para perceber como é que deve gerir as coisas.

Leia também | Portugueses acham que smartphone e portátil do trabalho têm impacto negativo na vida pessoal

À medida que o tempo passa, é normal que o tempo de vida útil da bateria sofra alterações. Tendo em conta o diagnóstico feito, a aplicação faz depois um processo de calibração da bateria, para que esta se possa tornar mais eficiente e, eventualmente, durar mais tempo.

A aplicação custa 14 dólares – mas há quem pense nisto como um investimento. Ainda assim, para quem a quiser experimentar, há um período de teste de 14 dias, para perceber se a aplicação vale a pena ou não antes de se aventurar em processos de compra.

Na galeria acima, veja também algumas questões que possam estar a ‘matar’ a bateria do seu portátil.

Os truques que os programadores usam para tornar as apps viciantes