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Questões de privacidade no YouTube podem vir a custar 200 milhões à Google

Foto: REUTERS/Dado Ruvic

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A Google estará em vias de gastar 200 milhões de dólares para chegar a acordo com a FTC, devido a questões de alegada violação de privacidade infantil na plataforma YouTube.

A notícia é avançada pela agência Reuters, que cita uma fonte próxima do assunto. O site Politico já tinha anteriormente indicado que o valor monetário do acordo poderia estar situado entre os 150 e os 200 milhões de dólares (entre 137 a 182 milhões de euros, à conversão atual).

O acordo poderá ser anunciado na próxima semana, indica a Reuters. Em causa estará a violação de uma lei norte-americana, que tem como intuito a proteção da privacidade das crianças online, chamada COPPA. O YouTube terá recolhido dados sobre as crianças, sem consentimento dos educadores.

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O YouTube não é caso único deste tipo de práticas mas, a confirmar-se, este será um dos acordos com valores mais elevados nas multas do género. Também a Musical.ly foi multada em 5,7 milhões de dólares por, durante três anos, nunca ter perguntado a idade aos utilizadores. Note-se que a Musical.ly entretanto foi adquirida pela Bytedance, responsável pela app TikTok, bastante popular entre os mais novos. Com a aquisição, todos os utilizadores com conta na Musical.ly foram automaticamente transferidos para a TikTok.

Na semana passada, a Google lançou um conjunto de novas funcionalidades para a plataforma YouTube Kids. Além de um site próprio, as novidades incluem a disponibilização de mais filtros parentais, além da escolha de conteúdos consoante a idade da criança.

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