Redes sociais do Facebook recuperam, após falha de várias horas

Facebook | Dados publicidade
Foto: REUTERS/Elijah Nouvelage

Durante a tarde desta quarta-feira, redes sociais como o Facebook, Instagram ou serviços de mensagem como o Messenger ou WhatsApp estiveram em baixo. Já durante a madrugada, o Facebook anunciava a recuperação dos serviços.

Os problemas afetaram maioritariamente os utilizadores na região da Europa e nos Estados Unidos – segundo a informação que era possível ver no site DownDetector. Por lá, os utilizadores apresentavam as queixas, ligadas principalmente ao carregamento e visualização de imagens na plataforma.

A maior parte das queixas estava ligada ao Instagram – com um grande foco nas imagens, a rede social perdeu muito do seu propósito durante esta falha. No pico das queixas, o Downdetector apontava mais de 14 mil queixas ligadas ao Instagram e cerca de 7500 comentários relacionados com o Facebook.

Leia também | A cada segundo são criadas cinco contas no Facebook

À uma da madrugada, hora de Portugal continental, o Facebook anunciava, através do Twitter, que os serviços estavam recuperados na totalidade. “Algumas pessoas e negócios tiveram problemas a fazer o carregamento e envio de imagens, vídeos e outros ficheiros através das nossas aplicações e plataformas. A questão já foi resolvida e estamos a funcionar a 100%”, indicou a empresa de Mark Zuckerberg, no Twitter, pedindo desculpa por qualquer inconveniência.

Durante este tempo, em que os utilizadores não conseguiam visualizar imagens, foi possível ver a inteligência artificial usada para classificar imagens a funcionar.

No feed de notícias do Facebook, com as imagens a não serem carregadas, era possível ler as pessoas etiquetas colocadas pela IA – ‘flores’, ‘cerca de cinco pessoas’, ‘criança’. etc.

Leia também | Telegram ganhou três milhões de utilizadores durante falha do Facebook

Com várias empresas e negócios a utilizar o Facebook – afinal, os anúncios são a maior fonte de rendimento da empresa – não foi indicado se haverá indemnizações para os negócios que não conseguiram utilizar a rede social normalmente, aponta a Reuters. Em março, durante a maior falha técnica dos 15 anos do Facebook, a empresa afirmou que estaria a considerar indemnizações aos anunciantes pelo tempo de inatividade. 

As falhas na utilização do serviço não são caso único nas redes sociais, mas o problema de funcionamento desta semana marca a terceira falha de longa duração, este ano.

Porque é que Facebook e companhia têm tido tantas falhas? É segredo (mas há teorias)