SoundCloud lança novo serviço de streaming de música em Portugal

SoundCloud, streaming

Chama-se SoundCloud Go+ e chega esta terça-feira a Portugal. Para assinalar a entrada deste serviço premium em Portugal, a plataforma aposta numa playlist com músicos portugueses.

A plataforma SoundCloud é conhecida pela possibilidade de descoberta musical, além de permitir também a músicos emergentes a partilha de temas. O novo serviço SoundCloud Go+ vai dar acesso a um catálogo de streaming “com 200 milhões de faixas originais, DJ sets, remixes, e outros, da autoria de mais de 20 milhões de criadores de todo o mundo, em áudio de alta qualidade, com sincronização offline e sem publicidade”, anuncia o SoundCloud, através de comunicado.

Em Portugal, esta subscrição vai ter valores diferentes, consoante o sistema operativo do smartphone: para quem usa Android, a subscrição custa 6,99 euros por mês; quem tem iPhone pagará 9,99 euros por mês. A diferença de preços no caso de iOS deve-se à comissão cobrada pela App Store, indica a SoundCloud. Embora noutros mercados seja possível ter acesso a uma subscrição a metade do preço para estudantes, essa funcionalidade não estará disponível em Portugal, adianta a empresa. Em todo o caso, está prometido um período experimental de 30 dias, sem custos.

Leia também | Como impedir o Facebook de persegui-lo para onde quer que vá

Este serviço estará integrado nas aplicações existentes da SoundCloud. Do lado dos criadores, uma parte importante da plataforma, há outra particularidade: assinar uma subscrição do SoundCloud Pro ilimitado (subscrição que permite ter acesso a software para criação de música e equipamento, por exemplo), permitirá ter acesso ao Go+, por metade do preço.

O serviço SoundCloud Go+ vai chegar a Portugal e a outros 13 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, França, Austrália, Canadá, Alemanha, Espanha ou Suíça, por exemplo.

Leia também | Google e Facebook comem 86% do bolo da publicidade mundial. Qual o impacto?

Para quem recorre aos serviços da SoundCloud sem subscrição, também há outra novidade: a integração de publicidade. “Como parte do compromisso da SoundCloud de apoiar financeiramente milhões de criadores de conteúdo áudio através da plataforma, a experiência gratuita que os ouvintes adoram continua disponível e agora é suportada por publicidade”, é possível ler em comunicado. “A publicidade in-stream e de vídeo in-stream no SoundCloud será fornecida em Portugal pelo principal revendedor de anúncios, o Targetspot”.

A plataforma SoundCloud foi criada em 2007. Desde então, está presente em 190 países, com um catálogo de mais de 200 milhões de faixas, carregadas ao longo dos anos por 20 milhões de criadores.

Carsharing (da DriveNow) cresceu 50% em 12 meses em Lisboa