Quem utiliza a aplicação Uber Eats vai começar a notar algumas mudanças a partir desta quarta-feira. A Uber renovou o desenho do serviço de entrega de refeições ao domicílio e Lisboa foi uma das 16 cidades escolhidas em todo o mundo para apresentar antecipadamente esta atualização aos seus clientes.
A Insider/Dinheiro Vivo assistiu a uma apresentação de Andy Szybalski, o líder mundial de design de produto da Uber Eats, e conta-lhe todas as novidades para “humanizar” a aplicação:
Tempo máximo de espera
A partir de agora, não precisa de ficar o tempo inteiro colado ao ecrã para saber a que horas chega a encomenda. A aplicação passa a indicar a estimativa do tempo máximo de espera, graças a uma solução de machine learning e da “recolha de milhares e milhares de dados”.
Mais transparência
A aplicação Uber Eats também vai clarificar o que acontece quando uma encomenda é cancelada. “Pretendemos reforçar a transparência com os nossos clientes e destacar que quando não fazemos a entrega não há qualquer taxa”, explicou-nos Andy Szybalski. Também será explicado o motivo para a falha no processo.
Leia também | Robôs ‘made in Portugal’ ajudam a distribuir refeições no Hospital de Braga
Mais acompanhamento
Os utilizadores da plataforma também vão poder acompanhar, ao segundo, o percurso do estafeta. Além da indicação, mais clara, das etapas de preparação da refeição, será possível saber onde é que se encontra a encomenda em cada momento, com a disponibilização da localização por GPS, à semelhança do que acontece com o transporte de passageiros.
Também serão mostradas as cinco etapas da encomenda: confirmação da ordem; preparação da encomenda; chegada do estafeta ao restaurante; recolha da refeição; entrega do produto.
Contexto
As alterações na aplicação Uber Eats vão ser introduzidas gradualmente a nível mundial depois de um estudo de mercado feito junto de 365 pessoas de nove países e da análise de mais de 4400 refeições. “Apercebemo-nos de que a entrega de comida vai além da logística. Tem a ver com a disponibilização de informações necessárias às pessoas para poderem tomar as suas decisões. É tratar as pessoas como…pessoas”.
A Uber Eats está disponível em Portugal desde final de novembro de 2017, com a entrega de refeições no Porto. O serviço, entretanto, foi alargado ao Porto, em maio de 2018. Está ainda disponível em Coimbra desde novembro de 2018.
Como a Taxify quer bater a Uber em Portugal? Taxas imbatíveis, juventude e agilidade