Publicidade Continue a leitura a seguir

Investigador descobre forma de mandar emails anónimos no Gmail

Nesta galeria pode ficar a conhecer 10 truques para ser mais produtivo no Gmail | 1. Suspender mensagens: é uma das funcionalidades recentes do Gmail: o ícone do pequeno relógio junto a uma mensagem, permite suspender uma mensagem, que voltará a aparecer quando o tempo que definiu estiver cumprido.
2. Anular envio de email: é uma das funcionalidades mais úteis do Gmail. Lançada em 2015, permite anular o envio de um email, mas tem de ser mesmo logo a seguir ao envio. Basta ir até às definições do Gmail (canto superior direito) e definir o tempo no campo “anular envio de email”.
3. Colocar mute em conversas: está em CC em conversas de email intermináveis? Pode abrir a conversa, ir até ao ícone dos três pontos e simplesmente clicar em ignorar conversa.
4. Criar tarefas diretamente a partir do email: se precisar de tornar um email numa tarefa, abra a mensagem e clique nos três pontos para adicionar ao ‘Tasks’. Abre-se uma janela e pode automaticamente personalizar uma tarefa.
5. Inserir ficheiros da Drive no email: em vez de fazer download dos ficheiros para depois adicionar ao email, pode clicar no ícone da Drive no Gmail e escolher logo os ficheiros que pretende enviar.
6. Utilizar o filtro de pesquisa: se clicar na seta ao lado da barra de pesquisa do email, vai ter acesso a um campo variado de filtros para procurar as mensagens.
7. O Gmail agora tem categorias definidas (principal, social, promoções e atualizações) para organizar o email. Se recebe um aviso de uma conta que vai ser debitada em breve nas atualizações e quer vê-la no campo principal, basta arrastá-la para lá. O Gmail é esperto o suficiente para perguntar se quer que ela vá automaticamente para a categoria principal nos próximos meses.
8. Agendar emails: há sempre o Boomerang para usar com o Gmail, que permite definir uma hora e data para quando quiser enviar determinado email.
9. Atalhos: se tiver uma conversa aberta no Gmail, com várias mensagens, pode usar ‘p’ e ‘n’ para regressar a uma mensagem e para avançar para a próxima, respetivamente. Utilizar Ctrl+Enter envia automaticamente o email; se for Ctrl+Shift+c via para o campo de adicionar em cc.
10. Escolher um tema: se quer dar um visual diferente ao fundo do email, basta carregar na roda dentada do email e ir até ao campo ‘Temas’ para escolher um fundo novo para o email.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova falha no Gmail, que ainda não foi corrigida pela Google, pode levar ao envio de mensagens maliciosas, mas cujo aspeto pode enganar até os utilizadores mais atentos.

O programador Tim Cotten descobriu uma vulnerabilidade grave no serviço de emails da Google, usado por mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo. O problema permite ocultar ou alterar o nome de quem envia a mensagem, uma falha que abre portas para esquemas de roubo de dados pessoais mais eficazes.

A descoberta foi publicada pelo próprio Tim Cotten no seu blogue. Uma simples alteração no código do serviço, relativo ao interface de utilizador, permite ocultar por completo o remetente da mensagem, mesmo quando o utilizador abre a mensagem e tenta devolver uma resposta.

O cenário pode depois ser escalado para situações mais gravosas. “Sem a informação do remetente, uma mensagem [adulterada] parece completamente legítima e um utilizador com conhecimentos podia ser facilmente enganado por forma a comprometer a sua própria conta”, escreve o programador.

Leia também | Usa o Gmail? Veja estes truques para trabalhar mais depressa

Tim Cotten deixou ainda duras críticas à Google e à equipa do Gmail por permitir que uma mensagem cuja identidade do remetente não é visível consiga passar nos servidores da tecnológica e chegar ao destinatário – leia-se, às possíveis vítimas.

A vulnerabilidade foi reportada à Google, mas até agora a gigante norte-americana ainda não se pronunciou sobre o caso e também ainda não terá corrigido o problema.