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Trotinetes elétricas partilhadas da Lime já chegaram a Madrid

REUTERS/Benoit Tessier/File Photo
REUTERS/Benoit Tessier
À medida que as cidades procuram meios alternativos de deslocação, a Lime tem crescido em popularidade.
Nos EUA, a startup responsável por estas trotinetes elétricas é uma das mais badaladas do momento.
empresa está a expandir também na Europa. O desbloqueio da trotinete é feita com leitura de QR Code pela app.
O facto de ser elétrica torna este meio de transporte mais amigo do ambiente.
Apesar do sucesso nos EUA, estas trotinetes elétricas também têm gerado muitas críticas. Como podem ser deixadas em qualquer local, isso tem causado alguma confusão em cidades como São Francisco.
Lisboa, 25/10/2018 - Entrevista com Luís Pinto, responsável pelas trotinetes elétricas Lime em Portugal (Diana Quintela/ Global Imagens)
Lisboa, 25/10/2018 - Entrevista com Luís Pinto, responsável pelas trotinetes elétricas Lime em Portugal (Diana Quintela/ Global Imagens)
Lisboa, 24/10/2018 - Uma trotinete da Lime-S. A empresa norte-americana de veículos partilhados tem investimento da Uber e da Google e começou a operar em Lisboa no inicio deste mês. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
Lisboa, 25/10/2018 - Entrevista com Luís Pinto, responsável pelas trotinetes elétricas Lime em Portugal (Diana Quintela/ Global Imagens)
Lisboa, 25/10/2018 - Entrevista com Luís Pinto, responsável pelas trotinetes elétricas Lime em Portugal (Diana Quintela/ Global Imagens)

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A empresa norte-americana Lime, conhecida por disseminar as trotinetes ou scooters elétricas partilhadas pelos Estados Unidos, estreou-se esta semana em Madrid. Falta Portugal.

Os “patinetes eléctricos” – é assim que os espanhóis chamam às scooters ou trotinetes elétricas – chegaram esta semana à capital espanhola com a promessa de tornar as viagens  em Madrid mais rápidas, ecológicas e sem necessidade de correrias.

A startup californiana fundada em janeiro de 2017 tem conseguido muitos milhões em financiamento e um crescimento exponencial com o lema de custar 1 euro por 30 minutos de serviço. Começaram com bicicletas normais e elétricas, sem estações (ao contrário das Gira em Lisboa), mas mais recentemente têm uma parceria com a Segway e têm as trotinetes ou scooters elétricas.

“Sem touros, nem correrias, só uma frota de veículos elétricos destinados a ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir o trânsito”

Comunicado da Lime

Tudo funciona através de uma aplicação, que permite ver onde andam os veículos e reservá-los para começar a utilizar. Em Madrid foram lançadas “centenas” destas trotinetes chamadas Lime-S – a empresa não especifica quantas concretamente. É a primeira vez que este tipo de veículos surge em Espanha, especialmente sem estações e com a possibilidade de deixar ou levantar em qualquer local (dentro de uma área geográfica definida) e tudo foi conseguido depois de um mês de negociação com os responsáveis da cidade.

Em São Francisco tem havido alguma polémica, pelo facto de existirem muitas destas trotinetes por todo o lado e do seu uso tornar os passeios locais de circulação muito mais rápida e confusa.

A Lime tem crescido para a Europa e Madrid surge depois de Bremen, Zurique, Frankfurt, Berlim e Paris – onde o serviço foi lançado no início de julho e, num mês, já contou com mais de 100 mil viagens (o serviço de partilha de carros DriveNow teve 150 mil viagens em praticamente um ano de operações em Lisboa).

O responsável da Lime em Madrid, Alvaro Salvat, diz em comunicado tratar-se de “um grande dia para Madrid e para Espanha”, pelo facto de passar a haver “as trotinetes para facilitar a mobilidade dos residentes”. O que ajuda “a ter um ar mais limpo, ruas mais seguras e soluções de transporte mais versáteis”.

A Insider contactou a Lime para saber se alguma cidade portuguesa está nos planos imediatos da empresa que indicou que, para já, ainda não. Mas há planos de expandir o serviço na Europa e vão marcar presença na Web Summit deste ano, em Lisboa.