Publicidade Continue a leitura a seguir

Jogo digital promove igualdade e tenta prevenir violência no namoro

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um videojogo que simula uma relação de namoro virtual e um guião pedagógico promovem de forma original a igualdade entre rapazes e raparigas e previnem a violência no namoro. Para miúdos (e graúdos).

A iniciativa é uma parceria da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e o MDM – Movimento Democrático de Mulheres e foi feita, inicialmente, a pensar nas escolas do distrito e na Universidade de Aveiro.

Joana Lima, da MDM, explicou à Insider que o objetivo passa por tornar meios tecnológicos próximos dos jovens “um meio para atingir o fim de uma cultura em prol da igualdade que permite desconstruir linguagens e discursos abusivos e de violência”.

projeto UNLOVE / UNPOP que é apresentado esta sexta-feira, 19 de outubro, na Universidade de Aveiro, inclui dois produtos com objetivos nacionais. E quais são?

Os alunos podem usar, por exemplo, o jogo digital de forma autónoma, por eles próprios, ou no âmbito de uma atividade didática na escola, explica Joana Lima, que acrescenta: “neste momento já temos várias solicitações para apresentar os dois produtos em escolas, organizações e associações e até grupos religiosos de catequese, por exemplo”.

A apresentação feita na manhã desta sexta-feira vai contar com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, Alexandra Isabel Cardador de Queirós, além das autoras do projeto da MDM.