Wi-Fi lento em casa? Estes são os principais ‘culpados’

Nunca teve problemas em usar a Internet sem fios em sua casa e de repente nota tudo mais lento? A culpa pode ser de objetos tão simples quanto o microondas ou até luzes decorativas que tenha em casa.

Não ter a velocidade do Wi-Fi a colaborar com as ambições dos utilizadores pode ser frustrante. Normalmente, o pensamento costuma ser sempre o mesmo – culpar o operador de telecomunicações com quem tem contrato. Em muitos casos, há problemas mais comuns, vindos de objetos tão simples e presentes em muitas casas, alerta o jornal espanhol El Mundo.

Em primeiro lugar, tudo começa na localização escolhida para o router. Com o número de objetos ligados à net através de ligações sem fios, é importante que faça uma decisão estratégica. É importante que esteja num lugar central da casa e, preferencialmente, numa localização o mais elevada possível, para ter uma boa ligação. As preocupações estéticas levam muita gente a colocar o router em mesas escondidas ou baixas – o que pode prejudicar o sinal.

Leia também | Tecnologia desenvolvida em Aveiro quer revolucionar acesso global à Internet

Outro culpado comum? O microondas. As ondas emitidas por este electrodoméstico têm uma séria influência na ligação Wi-Fi, já que funcionam em frequências bastante semelhantes. Também frigoríficos ou máquinas de lavar podem ter algum tipo de influência no desempenho da sua ligação à Internet. Por isso, é normal que tenha mais problemas em ter um bom sinal na cozinha, por exemplo.

Também as luzes decorativas, especialmente na época do Natal, com as luzes da árvore, podem ter influência no desempenho do Wi-Fi. Podem ser ‘suspeitas’ com pouca culpa no cartório, mas que ainda assim não ajudam a navegar mais depressa.

Para quem tenha bebés em casa, os intercomunicadores para verificar a segurança das crianças também mexem com o comportamento da ligação sem fios à Internet. A culpa das interferências é das frequências em que trabalham, praticamente as mesmas do Wi-Fi.

Leia também | A Internet é um lugar estranho… e repleto de fenómenos

Nota que tem mais problemas quando tem muita gente em casa? Também não é aleatório. O sinal de Wi-Fi não se dá habitualmente bem com muita água. O que é que faz parte da composição do corpo humano? Água, lá está. Ter uma festa em casa, com muita gente reunida, pode ter algum tipo de influência na forma como o sinal de Internet sem fios se comporta.

Além disso, também a própria estrutura da casa e a decoração podem ter influência neste campeonato. Se tiver paredes em pedra, cimento, mármore ou azulejos muito perto do router, isto funcionará como uma barreira à difusão do sinal – daí que quem tenha casas com mais divisões sinta maiores dificuldades em ter um sinal. Ter móveis em metal ou espelhos também dificulta o trabalho do router, já que funcionam como um escudo.

Este pequeno robô promete nunca deixar o seu animal de estimação aborrecido