Publicidade Continue a leitura a seguir

5 razões porque iPhone é melhor do que Android

Segurança. É sabido que o sistema iOS é bem menos afoito a problemas de invasões de segurança do que o Android. As apps em iOS são sujeitas a um controlo mais apertado.
Spam e vírus. Ninguém usa anti-vírus em sistemas iOS, porque o ecossistema fechado está muito menos vulnerável a vírus do que Android, que é bem mais aberto.
O ecossistema completo. A Apple permite uma integração perfeita com o iPad ou o MacBook, sendo fácil atender chamadas ou enviar SMS no MacBook, por exemplo.
Fluidez do sistema e apps. Há uma maior fluidez de movimentos e facilidade de scroll superior ao Android. O sistema iOS tem ainda várias apps relevantes feitas de raiz com as regras exigentes da Apple e, por isso, funcionam de forma mais fluída em iOS (já aconteceu de forma mais generalizada).
Atualizações de software. Há mais atualizações relevantes de software em iOS, mesmo para aparelhos mais antigos, e há mais gente a aderir porque, na maioria dos casos, melhora em muito a experiência.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Entre no nosso exercício de vantagens e desvantagens em sistemas operativos para smartphones. Agora é a vez de explicar porque o iOS do iPhone vale bem a pena.

É a eterna luta do mundo dos smartphones (e não só), Android vs. iOS. É tudo uma questão de gosto e experiência pessoal. Na Insider temos há algum tempo uma rubrica precisamente sobre os hábitos tecnológicos de cada um – pode ver os Hábitos Tech aqui -, onde a primeira pergunta até é: iOS ou Android e porquê. Temos tido resultados peculiares. Curiosamente tem ganho o iOS.

Nesse contexto, fazemos aqui um exercício que já começámos ontem, com o artigo Android melhor que o iPhone? Sim e estas são as 5 razões. Numa altura em que a maior feira em produtos móveis está prestes a começar – o Mobile World Congress começa já segunda-feira, dia 25 de fevereiro, em Barcelona -, há vários lançamentos cativantes de smartphones Android. Durante a semana que passou, a Samsung lançou a sua nova gama do S10 e apresentou ao mundo o seu smartphone de ecrã dobrável, o Fold (dois mil euros e sem chegada prevista, para já, para Portugal).

Neste caso, ouvimos os utilizadores do sistema operativo da Apple, iOS, na nossa redação, para perceber o que os faz, pelo menos neste momento, gostar mais de usar iPhone em detrimento de Android (há quem continue a usar inclusive os dois sistemas operativos).

Para já, e para dar força ao sistema operativo da Apple, existem alguns dados curiosos que mostram como parece haver uma apetência para se preferir iPhone. Existem inúmeros casos de artistas que são pagos por marcas como a Huawei para fazer publicidade aos seus smartphones, indicando que os usam, em posts no Twitter feitos a partir de… iPhone – um dos exemplos mais recentes foi Gal Gadot.

Mas também há exemplos de várias contas da Samsung e da própria Huawei, que promovem as suas marcas em posts no Twitter feitos a partir de um iPhone. O famoso youtuber de tecnologia Marques Brownlee revela no vídeo seguinte alguns dos casos mais gritantes.

Também temos exemplos concretos na nossa rubrica Hábitos Tech de pessoas interessantes como o futurista alemão Gerd Leonhard ou o líder da Web Summit, Paddy Cosgrave, a explicarem porque são grandes fãs da Apple e de iOS, em detrimento do sistema Android.

Revelamos as cinco razões porque o iPhone ou o sistema iOS (também disponível para o iPad) é melhor do que o sistema Android na fotogaleria em cima. Concorda? Se quiser dê-nos a sua opinião e explique-nos porque gosta mais de Android ou iOS enviando um email para insider@dninsider.pt.

Leia mais | Nem só de iPhone vive a Apple. Será o ecossistema de serviços a ‘salvação’?