O principal rival, o Razer Laptop (2018) tem 1,67 centímetros de espessura. A Asus conseguiu roubar quase dois milímetros a esta marca com o ROG Zephyrus S.
Diz-nos a tradição que os portáteis dedicados para videojogos são grandes, grossos e pesados – há máquinas que chegam mesmo a ter mais de cinco quilogramas. Mas a Asus parece determinada em acabar com este preconceito.
A tecnológica apresentou o ROG Zephyrus S, que segundo a marca é o portátil de videojogos mais fino do mundo. Com 1,49 milímetros de espessura quando fechado, esta é de facto uma marca impressionante tendo em conta todos os componentes que depois existem dentro do computador.
No caso do Zephyrus S, a Asus optou por um processador Intel Core i7 de oitava geração, uma placa gráfica GeForce GTX 1070 Max-Q, 16GB de memória RAM e um disco SSD de 512GB de armazenamento. Para empacotar tudo isto sem ‘derreter’, a empresa criou um sistema de refrigeração flexível – quando a tampa do computador abre, a parte traseira do portátil expande para permitir uma maior saída do ar quente.
É de notar que quando está aberto, a espessura aumenta para 1,57 centímetros, mas ainda é suficiente para bater a concorrência mais direta.
Além de ser o mais fino, destaque também para o ecrã do Zephyrus S. É de 15,6 polegadas, mas quase não tem extremidades à volta, o que significa que em termos de tamanho este portátil ocupa o mesmo espaço de um portátil ‘convencional’ de 14,2 polegadas.
Veja também | Digital Insider: Do Asus Zenfone 5 ao escritório do futuro
A tecnológica de Taiwan melhorou ainda a tecnologia do ecrã, que agora passa a ter uma taxa de atualização de 144Hz e uma resposta de três milésimos de segundo, quando a versão Zephyrus apresentada no final de 2017 tinha um ecrã de 120Hz.
Por agora ainda não há informação se vai chegar a Portugal, mas nos EUA o portátil deverá ser vendido, segundo a Forbes, por um preço a rondar os 2.200 dólares, o equivalente a 1.930 euros.
Resta saber por quantos dias vai a Asus conseguir manter o título de portátil de gaming mais fino do mundo – a IFA, uma das maiores feiras de tecnologia a nível global, acontece já no final de agosto.