Publicidade Continue a leitura a seguir

Asus ZenBook Pro Duo. Um portátil com dois ecrãs 4K

1. Asus ZenBook Pro Duo
2. Asus ZenBook Pro Duo
3. Asus ZenBook Pro Duo
4. Asus ZenBook Pro Duo
5. Asus ZenBook Pro Duo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Empresa aposta num conceito diferenciador para apelar à comunidade de utilizadores que precisa de um portátil de desempenho profissional.

Dificilmente alguém conseguirá tirar o prémio de computador mais extravagante da Computex, evento realizado esta semana, à Asus. A tecnológica acaba de anunciar o ZenBook Pro Duo, um computador portátil direcionado para utilizadores ligados a áreas de maior criatividade e produtividade. Porquê? Porque em vez de ter um ecrã, tem dois.

E não são dois ecrãs quaisquer: o painel principal tem 15 polegadas, um formato de 16:9, resolução 4K e usa a tecnologia OLED; já o segundo ecrã, localizado na base do computador e logo acima do teclado, tem a mesma resolução, mas o formato é de 32:9, o painel é IPS e tem uma cobertura mate.

Loading the player...

As utilizações podem ser variadas: o segundo ecrã pode ser usado com um painel de apoio ao programa que está a ser executado no ecrã principal; pode servir com um segundo ecrã, permitindo a visualização de conteúdos independentes dos do ecrã principal e ter abertas, lado a lado, várias aplicações; ou pode funcionar simplesmente como uma extensão do ecrã principal.

Leia também | Este portátil custa um milhão de euros e não é pelos melhores motivos

Para acomodar o ecrã na base do portátil – e sem perder teclas – foi necessário mover o trackpad para o lado direito, o que pode exigir uma curva de aprendizagem por parte dos utilizadores. E com um toque de um botão, à semelhança do que já acontecia com os computadores apresentados na IFA em 2018, o trackpad rapidamente transforma-se num teclado numérico.

No interior do Asus ZenBook Pro Duo existem componentes de topo que podem ir até processadores Intel Core i9 de oito núcleos e placa gráfica Nvidia RTX 2060, que já suporta a nova tecnologia de ray tracing.

Por agora ainda não há indicações de preço e disponibilidade, sabendo-se apenas que a Asus tem uma versão mais modesta deste ZenBook Pro Duo: o computador é mais pequeno, de 14 polegadas, o processador máximo é um Core i7 e a placa gráfica é uma Nvidia MX250. Os dois ecrãs mantêm-se, mas a resolução passa de 4K para Full HD (1080p).

Análise Microsoft Surface Laptop 2. O portátil (quase) perfeito