Como vender o seu iPhone antigo

iPhone X
Fonte: Pixabay

Muitos donos de iPhone optam por vender o terminal mais antigo para compensar a comprar de um novo telefone Apple. Se é o seu caso, há algumas coisas que deve ter em conta antes de embarcar nestas vendas.

Guarde toda a informação

Decidiu que vai vender o seu iPhone antigo. Antes disso, o passo mais importante é garantir que, além de apagar todos os ficheiros que tem guardados no telefone, não perde nada importante. Por isso, faça cópias de segurança de tudo. Garanta que tem todos os ficheiros guardados na iCloud, no computador ou em qualquer outro local que lhe seja conveniente.

Habitualmente, os utilizadores de iPhone têm as definições de sincronização para a iCloud feita de forma regular, será mais fácil garantir que não perde nada. Convém mesmo fazer uma verificação de que está tudo guardado antes de passar ao passo seguinte.

Apagar tudo

Esta parte é bastante simples. Se o seu telefone vai passar para mãos desconhecidas, convém não deixar lá nada importante. Comece por desativar a funcionalidade que permite localizar o seu iPhone e desemparelhar quaisquer dispositivos da lista de ligações – desde auriculares sem fios até colunas ou smartwatches.

Saia também da sua Apple ID e retire o cartão SIM do iPhone. Por fim, apague todas as informações do telefone – pode fazê-lo de forma automática através das definições. Vá até esse campo, vá às definições gerais e escolha a opção Reset. Depois basta escolher a opção que permite apagar todos os conteúdos e definições.

Leia também | WhatsApp. Desbloqueio por impressão digital chega ao Android

Tempo de tratar do exterior

Se já ‘limpou’ a informação guardada no telefone, agora é hora de assegurar que tudo o resto está em condições. Remova a capa e outros acessórios que tenha colocado no telefone.

Verifique se há danos visíveis no telefone, como riscos ou amolgadelas. Convém que, ao fazer o anúncio de venda, indique todas as mazelas que o iPhone tem. Para que o seu telefone fique melhor nas fotos do anúncio, pode também limpar o telefone usando um produto de limpeza adequado a smartphones ou um pano para o efeito.

E preço?

Esta parte nem sempre é fácil, mas pode fazer uma rápida pesquisa em sites de venda online para ver qual é o valor mais habitual para determinados modelos. Pode verificar em canais como o OLX, Custo Justo ou mesmo o Marketplace do Facebook, por exemplo. Ainda nas redes sociais, em alguns casos é possível encontrar grupos específicos dedicados a vendas.

Leia também | Apple lidera procura no OLX. Anúncios de venda sobem após lançamento de novos iPhone

Vale a pena relembrar que, caso queira fazer negócio pessoalmente, deve escolher um sítio público para se encontrar com o comprador. Se vai enviar o equipamento para o comprador através de correio, por exemplo, convém que seja cuidadoso com a forma como é feito o pagamento e o envio do telefone.

 

Telefone Android novo? Cinco definições que vai querer mudar já