A Draw This foi criada por Dan Macnish e é uma pequena câmara que, com uma ajudinha da Google, transforma fotografias em rascunhos, quase como se tivessem sido feitos por crianças.
Onde é que entra a ajuda da Google? Se falamos de inteligência artificial, é preciso existir alguma base de dados para treinar a IA a reconhecer objetos e a conseguir desenhá-los. A Draw This utiliza, então, as competências de milhões de rascunhos disponibilizados pela Google, recolhidos através do jogo ‘Quick, Draw!’.
Disponível online, o Quick, Draw é o maior repositório de rascunhos, que podem ser utilizados por qualquer pessoa para ajudar na aprendizagem automática. A ideia é que a máquina indique o objeto ou conceito que é suposto desenhar, ficando este depois registado. No ano passado, quando foram divulgados alguns resultados, a Google referia que tinha desenhos de 15 milhões de pessoas.
Juntando uma câmara alimentada por um Raspberry Pi a uma impressora térmica, a Draw This transforma as fotografias em pequenos cartoons, só que com resultados algo aleatórios.
A ideia é levemente baseada no conceito da Polaroid, em que o utilizador recebe logo a fotografia, só que aqui uma fotografia de uma salada pode resultar em qualquer outra coisa. Na explicação online do seu projeto, Dan Macnish refere que “queria perceber se era possível levar o conceito de uma polaroide um passo à frente, pedindo à câmara para reinterpretar a imagem como melhor conseguir.
Dan Macnish, o criador desta pequena câmara, é um engenheiro e também artista visual de Melbourne, na Austrália. A ideia dos seus trabalhos passa por juntar os processos da engenharia e da arte, recorrendo várias vezes à tecnologia para criar experiências interactivas.