Na era digital, a passagem de ano pode e deve ser tecnológica a vários níveis, mesmo que o ato de abrir o champanhe, comer as passas e celebrar tenha pouco de tech. Estas são algumas delas.
Em 2018 (já com 2019 à espreita – ou mesmo como o ano vigente, se estiver a ler este artigo depois da meia noite de 1 de janeiro), vivemos já numa era tecnológica profunda. A internet já chega a mais de 4,4 mil milhões de pessoas no planeta (somos 7 mil milhões por cá), os smartphones são uma presença cada vez mais constante nas nossas vidas e já não são gadgets que atraem apenas gerações mais novas.
Vivemos num contexto tecnológico cada vez mais influente e presente nas nossas vidas. Além da predominância da internet e dos dados e serviços na cloud (é por lá que andam os famosos dados pessoais que, em algumas redes sociais, têm sido alvo de uso indevido), há bem mais tecnologia a ter em conta.
Os smartphones estão cada vez mais completos, rápidos e capazes de tirar fotografias de qualidade. São também o nosso centro de informações pessoal, onde comunicamos de várias formas, seja em mensagens ou partilhando conteúdos com uma audiência global ou escolhida por nós.
A inteligência artificial está a crescer e a chegar inclusive aos aparelhos lá de casa, que são cada vez mais inteligentes (IoT) – onde estão as colunas assistentes digitais.
Daí que existam cada vez mais formas tecnológicas de celebrar a passagem do ano. Pode ver algumas delas na fotogaleria em cima.