Fyne Audio F 502: para ouvir sem moderação

Fonte: Fyne

Ao contrário de um bom whisky escocês, que deve ser bebido com moderação, as colunas Fyne Audio F 502 podem e devem ser ouvidas sem contenção.

Se o seu aspeto parece familiar é porque a equipa que as criou é originária da Tannoy. Ao usarem a sua experiência acumulada seguiram por um caminho já com provas dadas, utilizando o conceito “dual concentric” para dar vida às frequências média e alta. Não sendo nova, a solução conta com algumas inovações patenteadas pela marca, como é o caso do “IsofFlare” nos altifalantes (garantem uma excelente imagem estereofónica, mesmo fora do eixo) e o “BassTrax”, um difusor de graves na base da coluna (ao “disparar” para baixo facilita o posicionamento das colunas em salas “reais”). Pode ser muito aborrecido ouvir umas colunas que soaram excelentes no auditório da loja, mas são uma desilusão na sala lá de casa.

O aspeto das F 502 é bastante convencional. Trata-se de um paralelepípedo retangular com pouco mais de um metro de altura com 25 cm de largura e 38 cm de profundidade. No entanto, a superfície dos elementos frontal e traseiro é ligeiramente curva, o que ajuda a dissipar reflexões e eliminar possíveis colorações.

A tocar, o seu som revela um amplo palco sonoro e uma imagem estereofónica muito definida e detalhada. Um sinal revelador do desempenho musical de umas colunas é, sem dúvida, quando nos abstraímos completamente da sua presença e estamos apenas a ouvir a música que reproduzem. Com as F 502 aconteceu isso com todos o géneros musicais que lhes “servimos”. Simplesmente aceitaram o desafio e devolveram-nos musicalidade com garra e controlo sem esforço.

Leia também | Fomos conhecer e ouvir as colunas que custam um milhão de euros

Claro que o amplificador Musical Fidelity M6 500i teve um papel muito importante no desempenho das Fyne Audio, mas certamente que também vão tocar bem com amplificações mais modestas. Precisam de algum espaço para se tirar partido delas, mas podem ser colocadas junto à parede, sem problema.

As F 502 estão disponíveis em quatro possibilidades de acabamento: branco ou preto lacado e em carvalho escuro ou preto. A partir de 1.799 euros, o seu preço é muito competitivo face ao que oferecem, no entanto por menos 400 euros, as premiadas F 501 são uma proposta já muito competente. Ou se o orçamento permitir, por 3.950 euros as F 502 SP, que integram componentes usados na gama 700 e permitem um salto qualitativo e uma sonoridade mais refinada.

Leia também | Os portugueses que põem as colunas da Amazon a falar connosco

Da Escócia não vem só bom whisky e a Fyne Audio é a prova disso. Se gosta de ouvir música em casa, e aprecia um bom “scotch”, do que está à espera para ir ouvir umas Fyne Audio? As colunas estão disponíveis na OnOff.

Características
– Coluna de chão com 2 ½ vias, porta de graves a disparar para baixo, com difusor BassTraxTM Tractrix
– Amplificação recomendada: 40 – 180 Watt RMS
– Sensibilidade: (2.83 Volt @ 1m) 91dB
– Impedância: 8 Ohm
– Frequência de resposta: 30Hz- 34kHz
– Um altifalante de 200mm IsoFlareTM, multi-fibra para graves/médios, com um tweeter de compressão com cúpula de titânio de 25 mm. Um altifalante de graves multi-fibra com 200mm
– Frequência do crossover: 250Hz & 1.7kHz
– Tipo de crossover: segunda ordem low pass, primeira ordem high pass
– Dimensões: 1114 x 250 x 380 mm
– Peso: cada 25.2kg
– Acabamentos: Carvalho escuro / Carvalho preto/ Preto piano brilhante / Branco piano brilhante

Ikea prepara um novo produto que promete dar música