Um pequeno aparelho conectável com o smartphone que engana o seu metabolismo e promete controlar a nutrição com um sopro.
Costuma dizer-se que as dietas são para começar antes do verão. A blogger A Pipoca Mais Doce popularizou inclusive a hashtag #atéaoverãoficoboazona. Mas é certo que nem todos conseguem seguir essa máxima.
Para esses, a Lumen diz para não desesperarem e pede que respirem fundo, literalmente. O produto promete ter uma resposta mágica para aqueles que querem um personal trainer e nutricionista sem sair de casa – nem contratar ninguém para o efeito.
O Lumen foi lançado esta semana com a promessa de planear e monitorizar os nossos comportamentos, proporcionando um estilo de vida mais saudável. Para isso basta que o utilizador expire ar para o pequeno aparelho algumas vezes por dia.
A empresa garante que para seguir com precisão o seu metabolismo basta soprar para um aparelho fácil de transportar e que usa assistência que recorre a inteligência artificial – a palavra da moda – e uma app respetiva. É lá que temos informação diária, com base nos nossos hábitos e a partir do qual resulta num plano de nutrição e exercício feito à medida do utilizador.
À medida que se continua a usar o sistema, o Lumen vai oferecer conselhos de nutrição mais específicos “porque nos vai conhecendo melhor”, diz a marca. Também há um mecanismo para analisar a quantidade de calorias em cada tipo de alimento.
A empresa israelita indica que tem tido bons resultados com 300 utilizadores beta que perderam uma média de 3 kg em menos de um mês. O objetivo é perder peso da forma menos intrusiva possível.
A Lumen foi lançada no site de crowdfuding Indiegogo e custa 199 dólares (170 euros) – estavam a pedir 50 mil dólares de financiamento e já têm 139 mil em poucos dias.