Para dar força ao negócio de smartphones, a empresa lança um smartphone a metade do preço do Pixel original. Além disso, também anuncia mudanças na linha de gadgets para casa: a partir de agora, todos os equipamentos do género passam a estar sob a alçada do nome Nest.
A Google ainda tinha algumas cartas na manga no que toca ao lançamento de equipamentos. Para o negócio de smartphones, onde o Pixel pode entrar no campeonato dos ‘flagships’ mas enfrenta a acérrima competição de outras marcas. Para dar força a este negócio, a Google lança o Pixel 3a – um dos segredos mal guardados da apresentação de equipamento do Google I/O, a conferência de programadores da Google.
Existem duas versões deste Pixel, que estará disponível a partir de 399 euros – atenção que Portugal continua fora da lista de disponibilidades de equipamento da Google. O Pixel 3a contará com um ecrã de 5,6 polegadas, enquanto a maior versão, o Pixel 3a XL, opta pelas 6 polegadas. No caso do XL, a faixa de preços eleva-se para os 479 euros. A nível de design, trata-se da mesma fórmula utilizada no Pixel 3, mas com uma diferença – a inclusão de uma entrada áudio (jack em 3,5 mm).
Situados numa gama média de preço, têm valores bem mais acessíveis quando comparados com o flagship, que tem preços a variar entre os 849 e os 949 euros.
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À semelhança daquilo que acontece com o Pixel ‘principal’, muita da apresentação da Google foi focada nas capacidades da câmara destes novos modelos. Destacam-se os modos noturnos para a câmara e, além disso, a possibilidade de espaço ilimitado e gratuito para armazenar as imagens, recorrendo ao Google Fotos. Ao contrário do resto da indústria, que tem recorrido a câmara dupla, mesmo em smartphones mais acessíveis, a empresa norte-americana aposta numa só câmara, com um sensor de 12,2 MP.
Em ambos os smartphones foi usado o processador Snapdragon 670, fabricado pela Qualcomm. No que toca a memória, as duas versões contam com 4GB e um armazenamento interno de 64GB – sem a possibilidade de recorrer a um cartão microSD para aumentar o espaço disponível.
Já em relação à bateria, há diferenças entre as duas versões: o equipamento mais modesto conta com uma bateria de 3 mil mAh, enquanto o XL recorre a uma bateria de 3700 mAh. Vale a pena ressalvar que ambos têm carregamento rápido, mas a possibilidade de carregamento sem fios não foi incluída nestes telefones – um dos vários “sacrifícios” feitos em prol do preço.
Os novos Pixel chegam a vários mercados, incluindo Espanha, no próximo dia 15 de maio.
Nest, a marca para os gadgets de casa da Google
A Nest não é propriamente uma novidade no ecossistema da Google, mas não se pode propriamente dizer que tivesse um papel de destaque. Adquirida em 2014 pela Google, por 2,86 mil milhões de euros, tem tido um percurso acidentado no mundo tecnológico. Agora, a tecnológica quer segmentar as marcas e todos os equipamentos de smart home passam a estar sob a alçada da Nest.
Isto inclui um novo equipamento, o Nest Hub Max. Trata-se de uma mistura entre um assistente digital com auxílio de ecrã e um equipamento de vídeo. É quase como se fosse uma evolução do Google Home Max, que já incluía um ecrã para contextualizar a informação dada pelo assistente digital da Google.
Mas claro que há diferenças neste equipamento, a começar pelo ecrã. O Nest Hub Max conta com um ecrã de dez polegadas e poderá funcionar também como um gadget para fazer chamadas de vídeo – tal como o Portal, do Facebook.
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A Google fez questão de frisar várias vezes a palavra privacidade durante a apresentação na conferência I/O. Além de lançar um conjunto de princípios éticos para a marca Nest, também incluiu botões neste Hub max que permitem desligar a câmara e o microfone do equipamento.
Este gadget conta também com reconhecimento facial, para distinguir os utilizadores. Qual é a utilidade disto? Com a funcionalidade Face Match, sempre que o utilizador passar à frente do Hub Max, o equipamento vai reconhecer o utilizador e apresentar-lhe informação que seja apenas relevante para a pessoa a questão. Por exemplo, notificações de mensagens só serão apresentadas ao respetivo dono, explica a Google.
Mais uma vez, a privacidade foi destacada neste produto. A empresa promete que a informação guardada relativamente ao reconhecimento facial dos diferentes utilizadores é “armazenada localmente”.
O Nest Hub Max chegará “algures no verão”, a vários mercados (Portugal continua fora da lista de disponibilidades), por um preço a rondar os 229 dólares (cerca de 204 euros, após conversão).
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