A Honor torna-se pela primeira vez uma marca completamente independente da Huawei e passa a vender os seus produtos não só online mas também nas lojas, incluindo em Portugal. 2019 começa com o novo Honor Mate 10 Lite.
Chama-se Ke Cheng e é o novo e primeiro líder da Honor em Portugal. O gestor chinês esteve três anos na Alemanha e, agora, assume a submarca da Huawei no nosso país, numa altura em que a Honor passa a ter uma maior independência face à casa mãe. A Insider / Dinheiro Vivo esteve esta manhã numa conferência de imprensa de relançamento da marca em Portugal.
A Honor quer manter-se como uma marca com sucesso junto dos jovens, que aposta na qualidade que já vimos em produtos da Huawei mas com um design e cores mais próximas do público adolescente, nomeadamente a cor azul. Ke Cheng congratulou-se com os resultados da marca na China em 2018 como “a e-brand (marca que só vende online) número 1 em smartphones” e um crescimento de 150% no mercado externo à China (só em Espanha cresceram 500%).
Vendas em loja e já com casos de sucesso
No evento da Honor também esteve Paulo Almeida, um dos responsáveis da Phone House, para explicar que depois de vender online produtos da marca, fizeram um primeiro teste na altura do Black Friday, em novembro, colocando pela primeira vez modelos da Honor em loja “com outro tipo de clientes”: “Correu muito bem, as equipas de vendas já gostavam do produto e as pessoas corresponderam bem ao ponto de, agora no início de janeiro, é já a quinta marca mais vendida na Phone House”.
Em 2018 foram vendidos 1,5 milhões de Honor 10 na Europa e 2 milhões de Honor 9 Lite. O objetivo para Portugal em 2019 com o relançamento passa por conseguir 5% da quota de mercado no país, diz-nos Ke Cheng. Já sobre a relação com a Huawei, continua a ser forte embora esta nova independência. Em Portugal as duas marcas vão partilhar escritório e alguns departamentos, nomeadamente o financeiro.
Ke Cheng está agora a preparar três passos diferentes para a Honor em Portugal. Para já está a recrutar para uma equipa de vendas, “o mais importante no novo negócio”. O segundo passo é “montar uma equipa de marketing, permitindo parcerias com canais parceiros”. O terceiro e último passo será de criar uma equipa dedicada para atividades especiais de marketing, que permita encontrar influenciadores e parcerias com universidades para eventos.
Honor 10 Lite, o produto mais recente
A Honor revelou esta terça-feira o Honor 10 Lite, onde se distingue o minúsculo notch no topo do ecrã que permite ter um rácio de ecrã superior a 90% da face do telefone. O telemóvel de gama média surge em quatro cores, incluindo a tradicional azul, e tem um preço de 249,90€.
A marca aposta forte nas selfies, com uma câmara de 24MP alimentada por AI e configurações “de elevado nível”. O modelo vem equipado com a adaptação do sistema operativo Android 9, chamada EMUI 9.0, e tem cores mais luminosas, em degradê. A marca indica que a tecnologia de inteligência artificial do Honor 10 Lite “eleva o nível das selfies, assegurando o reconhecimento de oito cenários diferentes, em tempo real”.
Na base desse argumento está o algoritmo alimentado por IA que, indica a marca, identifica diferentes tipos de cenas automaticamente, permitindo que a câmara melhore os recursos faciais e os fundos, alterando o tempo de exposição. O dispositivo permite personalizar os efeitos de beleza com base em critérios como idade, género e tom de pele do utilizador, realçando a beleza natural em cada foto.