Publicidade Continue a leitura a seguir

iPadOS. O sistema que vai tornar o tablet da Apple mais parecido com um computador

Nesta galeria pode ver as principais novidades do iPadOS
1. O slider [a aplicação que fica mais à direita] agora tem o seu próprio sistema multitarefa. Se deslizar do fundo do ecrã, pode aceder às últimas aplicações que estiveram abertas naquela exata posição.
2. Dividir o ecrã com a mesma aplicação. Isto não funciona apenas com as aplicações da Apple, também funcionará com aplicações de outras empresas.
3. Vai ser mais fácil fazer anotações no iPad. Além disso, há também um novo modo de editar texto - um pequeno 'beliscão' no ecrã permite diminuir o teclado e colocá-lo em qualquer lado do ecrã. Se quiser anular as alterações, basta deslizar com três dedos pelo ecrã ou abanar o iPad.
4. As ações 'copiar', 'colar' e 'anular' são agora suportadas por gestos no iPad.
5. A Apple redesenhou a paleta de ações do Apple Pencil. Além de funcionar nas aplicações nativas do iPad, também vai poder ser integrado pelos programadores noutras aplicações.
6. A Apple reduziu o tempo de resposta do Apple Pencil de 20 para 9 milissegundos, tudo através de otimização de software.
7. Com o iPadOS vai ser possível importar fotografias diretamente da câmara fotográfica para programas como o Adobe Lightroom.
8. A aplicação de Ficheiros está agora mais completa: permite fazer uma pré-visualização dos ficheiros e tem botões para ações rápidas.
9. O novo aspeto da aplicação de Ficheiros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo sistema operativo vai trazer melhor gestão de ficheiros, maior capacidade multitarefa e até suporte para pens USB.

O iPad vai ter um novo sistema operativo. Tem as mesmas funcionalidades do recém-anunciado iOS 13, mas vai mais além na exploração daquelas que são as características únicas de um dispositivo móvel com um tamanho grande. Esta segunda-feira a Apple anunciou o iPadOS.

“O iPad foi construído nas fundações técnicas do iOS, mas ao longo dos anos o iPad evoluiu para algo único. Chegou a hora de reconhecer a plataforma de uma forma especial”, começou por dizer Craig Federighi. O executivo saltou depois para uma torrente de novidades que vão chegar ao tablet da marca da maçã.

A primeira a ser demonstrada é a nova capacidade multitarefa do iPad: as aplicações agora têm funcionalidades multijanela. Isto significa que é possível ter mais do que uma janela em simultâneo a executar duas tarefas diferentes da mesma aplicação. Isto tanto funciona para as aplicações nativas do sistema operativo, como também vai funcionar nas aplicações dos programadores.

Por exemplo, é possível ter a aplicação de email aberta em duas janelas e usar uma para arrastar conteúdos para a outra. Também vai ser possível ter duas janelas com o Microsoft Word lado a lado, o que segundo Craig Federighi, é uma vantagem para os utilizadores que procuram maior produtividade.

A aplicação de Ficheiros é outra das que recebeu uma grande modificação. Agora quando seleciona um ficheiro, a aplicação vai mostrar uma pequena pré-visualização desse ficheiro e um conjunto de ações rápidas que o utilizador pode fazer logo a partir dali.

Outra grande novidades que está a chegar à aplicação de ficheiros é o suporte para dispositivos de memória externa. Agora vai ser possível ligar uma pen USB ou um cartão de memória ao iPad e usar a app para fazer a gestão dos ficheiros. Mais: será possível ligar uma câmara fotográfica ao iPad através de cabo e importar diretamente as fotografias para aplicações como o Adobe Lightroom.

A aproximação a uma experiência desktop também é notória no Safari. Agora a primeira versão de um website a ser mostrada no iPad vai ser a versão desktop e há outras funcionalidades que fazem lembrar o funcionamento de um computador: o browser vai suportar atalhos de teclado e também vai ter um centro de downloads, no qual o utilizador pode ver tudo aquilo que descarregou.

A última grande novidade do iPadOS vai para a otimização que vai trazer ao Apple Pencil. Até aqui, o tempo de resposta do ecrã relativamente à ação da caneta já era a melhor do mercado, com um tempo de resposta de 20 milissegundos. Através de otimização de software, a Apple conseguiu reduzir o tempo para nove milissegundos, o que torna a experiência de escrever com a caneta eletrónica mais próxima à experiência de escrever com uma caneta real.

Uma versão de testes do iPadOS fica disponível já esta segunda-feira para programadores. A primeira versão pública fica disponível em julho e a versão final para consumidores vai chegar no outono.