PlayStation 5: Carregamento instantâneo de jogos e aposta no streaming

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Foto: REUTERS/Benoit Tessier

Consola só chega ao mercado na segunda metade de 2020. Sony diz ainda que PlayStation 4 vai continuar a ser a principal fonte de receita nos próximos três anos.

A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou novos detalhes sobre a sua próxima consola de videojogos, a PlayStation 5. Numa apresentação com investidores, a empresa focou-se nos tempos de carregamento instantâneo que o sistema vai permitir, na melhoria de desempenho dos jogos e também no streaming.

Usando o mais recente jogo da personagem Homem-Aranha, a Sony demonstrou que o carregamento de um novo nível vai demorar menos de um segundo na PS5, enquanto na PlayStation 4 demora mais de oito segundos.

No primeiro vídeo que mostra a consola em funcionamento – mas não a máquina propriamente dita -, a gigante japonesa também compara como os videojogos serão muito mais fluídos, sobretudo na transição entre grandes áreas de jogo.

A empresa compromete-se ainda a tornar a PlayStation 5 numa consola de diferentes tecnologias: vai suportar discos BluRay, versões digitais e também streaming. Relativamente a este último ponto, a Sony deverá tornar o serviço PlayStation Now num elemento integrado de origem na consola. Foi, aliás, a área de streaming de videojogos que levou a Sony a criar uma parceria inédita com a Microsoft.

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Já no final de abril, a tecnológica tinha revelado que a PS5 vai ser capaz de executar gráficos em resolução 8K, vai suportar som 3D, vai ter armazenamento em discos SSD e uma placa gráfica que suporta a tecnologia de ray tracing, que dá muito mais realismo aos videojogos.

Apesar de já estar a ‘provocar’ investidores e jogadores com a próxima geração da consola, a Sony deixou bem claro que a PlayStation 4 vai continuar a ser muito importante nos próximos três anos e será a principal fonte de receitas ao nível de consolas. Isto justifica-se pelo facto de já existirem 94 milhões de PlayStation 4 vendidas.

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