O preço médio por telemóvel subiu dos 328 para os 341 euros. Só a partir de 2021 é que se espera um aumento nas vendas de telemóveis.
Os portugueses compraram menos telemóveis pelo quarto ano consecutivo mas voltaram a gastar mais dinheiro por cada modelo. Em 2019, foram gastos 890 milhões de euros em telemóveis, segundo os dados divulgados pela consultora IDC, adianta esta terça-feira o jornal Correio da Manhã.
Foram vendidos 2,5 milhões de telemóveis, uma redução de 7,4% face a 2018. O preço médio por telemóvel subiu dos 328 para os 341 euros.
A Apple foi a marca mais cara, com um preço médio por aparelho de 806 euros, e foi a marca que mais vendeu no último trimestre do ano, que inclui o Natal.
A Samsung, no entanto, foi a marca que mais vendeu telemóveis em Portugal, com uma quota de mercado de 31,8%. A Huawei ficou na segunda posição, com 28,9%. A Apple posicionou-se no terceiro lugar, com 12,5%.
Só a partir de 2021 é que se espera um aumento nas vendas de telemóveis. O consultor da IDC Francisco Jerónimo, citado pelo mesmo jornal, acredita que haverá “um novo salto nas vendas mas apenas dentro de um ano e meio”, por causa do ciclo de renovação dos aparelhos.