É um debate com muitos anos e que chega agora ao fim – desde que não esteja a passar ficheiros para a pen, pode ‘arrancá-la’ do computador e sem preocupações.
Provavelmente já lhe aconteceu: tirar uma pen do computador sem ativar a opção de ‘remover em segurança’ e de imediato alguém dizer que não devia fazer isso, que é perigoso e pode afetar o periférico.
O tema sempre gerou muita discussão e agora a Microsoft coloca finalmente um ponto final na questão: sim, pode remover a pen a qualquer altura do computador e sem ter de ativar a opção ‘remover em segurança’.
Pelo menos é assim para quem utiliza a mais recente versão do Windows 10, como sublinha a publicação The Verge. O sistema operativo tem uma opção integrada de origem denominada ‘remoção rápida’ e que permite tirar a pen USB em qualquer altura, desde que não esteja a importar ou exportar ficheiros do periférico.
Leia também | Esta é provavelmente a pen mais segura do mundo
Esta foi uma funcionalidade lançada já em outubro do ano passado, mas que agora está nas ‘bocas do mundo’ por a Microsoft estar a notificar administradores de sistemas sobre a disponibilização mais alargada desta funcionalidade.
Apesar da mudança, a verdade é que o sistema operativo Windows 10 continua a ter a opção de remover as pen USB em segurança.
USBNinja: O cabo ‘normal’ que infeta os computadores com malware