Se a frase “Desculpa Dave, receio que não possa fazer isso” é uma das suas preferidas do mundo do cinema, então este é um gadget que vai querer conhecer.
O filme 2001: Odisseia no Espaço é uma referência cinematográfica e também da ficção científica, muito graças ao sistema de inteligência artificial representado no filme. Agora os interessados já podem ter uma réplica supercomputador HAL 9000.
A empresa Master Replicas Group lançou uma campanha de financiamento na plataforma Indiegogo e já conseguiu 358% do valor pedido para a concretização do projeto – já reuniram 375 mil dólares e ainda falta um mês para a campanha terminar. O crowdfunding também serve como pré-venda das réplicas.
Existem duas versões do HAL 9000: o primeiro modelo é uma coluna Bluetooth de formato espalmado e com ímanes, para que possa ser ‘colada’ em superfícies metálicas. Quem optar por este modelo também vai receber uma base, para o caso de querer ter a coluna em cima de uma mesa. As primeiras entregas serão feitas em janeiro de 2019.
Já o outro modelo, chamado de Command Console, é composto pela mesma coluna Bluetooth, mas vem acompanhado de uma estrutura que tem um ecrã de 10 polegadas que reproduz o mesmo interface gráfico do HAL 9000 no filme. Esta versão tem ainda dez botões físicos que permitem ao utilizador interagir com o equipamento. As entregas estão previstas para março do próximo ano.
Enquanto a coluna Bluetooth custa o equivalente a 520 euros, a versão mais apetrechada do HAL 9000 vai custar quase 1.050 euros. A Master Replicas Group decidiu que a versão premium do computador de Odisseia no Espaço vai ter apenas 2001 unidades disponíveis, pelo que está a ser posicionado como um artigo de colecionador.
A assistente de voz Alexa vem pré-instalada de origem na versão premium, mas será possível utilizar outros assistentes – Google, Siri, Cortana – através do smartphone e também na versão mais acessível.
Para o caso de estar a perguntar se este é um produto ‘oficial’, no sentido em que é uma réplica autorizada, então a resposta é sim: parte do investimento que a Master Replicas Group teve de fazer foi justamente em garantir as licenças de produção junto da editora Warner Bros..