Loading the player...

O primeiro smartphone com ecrã dobrável chegou esta segunda-feira a Portugal. Samsung Fold custa 2049 euros, um serviço premium e um aspeto diferente do habitual. Desafiámos algumas colegas a nos darem as primeiras impressões (review completa esta terça-feira).

Chama-se Samsung Fold e é o primeiro de uma nova categoria de telemóveis que se transformam em mini tablets, graças a um ecrã dobrável. A Samsung inclui um serviço premium, com linha de apoio dedicada e espera que o novo produto seja o primeiro de uma gama que terá novas configurações nos próximos meses.

Depois de ter estado em pré-vendas a partir de 6 de dezembro, foi hoje que começaram a chegar as primeiras unidades. A Samsung disponibilizou-nos uma unidade para testes durante uns dias e publicamos, para já, as primeiras reações.

Mal começamos a utilizá-lo destaque para alguns dos cuidados extra que o modelo requer, de acordo com o que a própria Samsung indica no aparelho numa mensagem chamada “Antes de Começar”. “Não permita a entrada de líquidos ou pequenas partículas no mesmo”, diz o primeiro aviso, seguindo-se: “evite premir com força no ecrã, toque suavemente para o manter seguro”, e “quando dobrar o telefone, certifique-se de que não existe nada no seu interior, como cartões ou moedas ou chaves”.

Leia também | Depois da “prenda de Natal” dobrável, Samsung aposta no 5G em 2020

Com um ecrã mais pequeno de 4,6 polegadas, para quando está fechado, e um maior de 7,3 polegadas para quando está aberto, o novo modelo tem seis câmaras no total, duas de selfie (mais outra de selfie no modo fechado) e as três habituais que já conhecíamos do Galaxy S10. A abertura é o estilo de livro e esconde um aparelho diferente daqueles que estamos acostumados na era do smartphone, iniciada pela Apple em 2007.

As características superlativas não se ficam por aí. Pesa 263 gramas, tem um processador Octa-core Qualcomm Snapdragon 855 (7 nm) e impressionantes 512GB de espaço de armazenamento e 12GB de memória RAM. A bateria de 4,380mAh promete dar para dois dias de uso. Como parte do conjunto e da chamada “experiência premium“, além da linha telefónica de apoio 24h por dia, vem com uma capa protectora e os earbuds sem fios da Samsung, os Galaxy Buds.

Se o cliente partir o ecrã principal no primeiro ano de uso paga 149 euros para o substituir – a Samsung suporta o resto do valor (que não anuncia). Não há valor anunciado para o preço depois desse primeiro ano.

Galaxy Fold. O que mudou no smartphone dobrável da Samsung?