A marca apresentou duas novas apostas, com a designação Lite – versões mais acessíveis dos telefones topo de gama da linha Galaxy – que chegarão ao mercado a partir de 630 euros.
Já havia rumores de que a Samsung poderia lançar versões Lite dos seus topo de gama, informação que foi oficializada durante o CES, que arrancou esta semana em Las Vegas.
Através de comunicado, a tecnológica refere que estes modelos, o Galaxy S10 Lite e Galaxy Note 10 Lite, contém as “funcionalidades premium, ecrã imersivo e uma bateria de longa duração a um preço mais acessível”.
“Os Galaxy S10 Lite e Galaxy Note10 Lite irão possuir todas as funcionalidades e características chave que caracterizam a experiência com um Galaxy S e Galaxy Note”, afirma DJ Koh, presidente e CEO da divisão de IT & Comunicação Mobile da Samsung Electronics, citado em comunicado.
Com quase um ano ou seis meses de diferença em relação aos lançamentos do S10 e Note 10, respetivamente, as versões Lite trazem algumas funcionalidades mais atualizadas, tendo em conta o desenvolvimento do mercado. Um desses exemplos é a disponibilização do sistema operativo Android mais recente, o Android 10. Há também diferenças no conjunto de câmaras utilizadas nos Lite e baterias com maior capacidade.
Leia também | Estes são os smartphones ‘campeões’ na área da fotografia
O Galaxy S10 Lite chegará ao mercado com um preço recomendado de 629,90 euros, em duas cores diferentes – branco ou preto. Esta versão Lite do S10 conta com três câmaras traseiras: uma câmara wide-angle, outra ultra wide e ainda uma câmara macro. Em comparação com o S10 original, a versão Lite tem um ecrã maior, com 6,7 polegadas e resolução de 1080 x 2400 px (em comparação, o S10 apresenta uma resolução de 1440 x 3040).
Em relação à bateria, este telefone chegará ao mercado com uma bateria de 4500 mAh – um ponto positivo em relação ao S10 original, que na versão S10+ disponibiliza uma bateria de 4100 mAh. O S10 Lite estará disponível com 128 GB de armazenamento interno e 6GB de RAM.
Já o Galaxy Note 10, com um preço a rondar os 679,90 euros, será uma proposta com configurações muito semelhantes às do S10 Lite, com a diferença da compatibilidade com a S-Pen, a principal característica da linha Note. Em comparação, a versão mais acessível do Galaxy Note 10 custa 979 euros.
A Samsung não indica possíveis datas de chegada destes equipamentos ao mercado, embora seja expectável que isso aconteça ao longo deste primeiro trimestre do ano.