TCL deixará de vender telefones da Blackberry

A TCL Communication, que até aqui detinha os direitos de licenciamento da Blackberry, anunciou que deixará de vender os equipamentos da marca no final de agosto. 

A empresa chinesa detinha os direitos de licenciamento da Blackberry desde dezembro de 2016. Desde então, a empresa fez chegar ao mercado a aposta da série de smartphones Key, que juntavam o teclado QWERTY, que popularizou os equipamentos da Blackberry, ao sistema operativo Android.

Através de comunicado conjunto, a TCL anunciou o fim deste acordo de licenciamento. “Lamentamos informar que a partir de 31 de agosto de 2020, a TCL Communication não irá mais vender dispositivos móveis com a marca Blackberry”, é possível ler na nota. A empresa acrescenta que “já não tem direitos de design, manufactura ou venda para nenhum dos equipamento móveis Blackberry”.

Apesar do fim do acordo, a TCL aponta que continuará a prestar apoio ao portefólio de equipamentos existente – incluindo serviço de apoio ao cliente e garantias até dia 31 de agosto de 2022. Mesmo deixando a indicação da data, a empresa deixa margem para um alargamento deste período de suporte, pelo período “exigido pelas leis locais de onde o telefone foi adquirido”.

Ao longo destes quatro anos de acordo, a TCL lançou os smartphones KeyOne e Key2.

Leia também | BlackBerry Key2 LE: Como é viver com um smartphone com teclado em 2019?

No comunicado onde dá conta do fim do acordo de licenciamento, a fabricante chinesa fala num “futuro brilhante para a TCL Communication e para a Blackberry Limited”. O fim do acordo deixa no ar a incerteza da continuidade da área de smartphones da Blackberry. Embora a empresa continue a existir, há já alguns anos que a organização está focada noutras áreas de negócio. Um dos exemplos é a parceria assinada entre a Blackberry e a Damon Motorcycles, para o desenvolvimento de uma mota elétrica.

Além do acordo com a Blackberry, que agora chega ao fim, a TCL tem também os direitos de licenciamento dos telefones Alcatel.

Desde o ano passado que a empresa apostou num smartphone em nome próprio, o TCL Plex. Portugal foi um dos mercados selecionados para a estreia deste telefone de marca própria.

 

TCL lança smartphone em nome próprio. Portugal está entre os mercados selecionados