Veja as imagens raras do telefone que a Apple criou em 1993

Apple W.A.L.T. protótipo
Imagem: Sonny Dickson

Antes de haver iPhone, havia o W.A.L.T e era uma mistura de telefone fixo, tablet e fax. Nunca foi lançado, mas também não ficou ‘esquecido’.

São imagens raras de um equipamento ainda mais raro: Sonny Dickson, uma conhecida fonte de informações sobre a Apple, revelou um vídeo onde mostra, totalmente funcional, o primeiro telefone que a marca da maçã criou no ‘longínquo’ ano de 1993.

O nome do dispositivo é W.A.L.T., um acrónimo para Wizzy Active Lifestyle Telephone. O telefone foi apresentado no evento MacWorld, em 1993, mas depois acabou por nunca ser comercializado – daí a raridade do equipamento.

Dizer que o W.A.L.T. é o ‘avô’ do iPhone acaba por não ser descabido, pois levou a marca da maçã a fazer experiências no segmento das telecomunicações. Além de um telefone fixo, também era um fax e tinha um ecrã sensível ao toque.

Leia também | Será este o próximo iPhone? Alteração de design já gera confusão

O dispositivo tinha inclusive uma tecnologia de reconhecimento de escrita, dava acesso à conta bancária dos utilizadores através de ligação à internet e ainda permitia personalizar o toque sonoro.

“Apesar de parecer primitivo segundo os padrões atuais, foi certamente um feito impressionante em 1993”, escreve Sonny Dickson, sobre o W.A.L.T., no seu site.

O telefone foi criado tendo por base algumas peças do Powerbook 100, um portátil desenhado pela Sony para a Apple, e executava uma versão modificada do sistema operativo Mac OS 6. O equipamento resulta de uma parceria entre a Apple e a BellSouth, uma empresa de telecomunicações que depois acabaria por ser comprada pela norte-americana AT&T.

Terão sido produzidas poucas unidades deste dispositivo, que segundo o livro de instruções era apelidado pela própria Apple como um protótipo. Em 2012, um outro modelo do W.A.L.T. foi vendido num leilão no eBay, tendo rendido cerca de 7.000 euros ao seu dono.

Fomos conhecer a sanita de 600 euros de Bill Gates que promete mudar o mundo