Xiaomi e Ikea juntam-se para acelerar área da iluminação inteligente

A tecnológica Xiaomi e a sueca Ikea vão juntar-se para fazer avançar o mundo das casas inteligentes. Neste início, a parceria começará pela área da iluminação inteligente, com as lâmpadas da Ikea a serem integradas no ecossistema da marca chinesa.

A parceria entre as duas empresas não foi divulgada ao pormenor, mas foi dado a conhecer que os produtos da Ikea para iluminação inteligente vão ser compatíveis com a plataforma de Internet of Things da Xiaomi, a Mi Home, a partir do mês de dezembro. A parceria entre as duas empresas foi anunciada numa conferência dedicada  a smart living, na China.

Leia também | Conheça os 19 gadgets que a tecnologia quase ‘matou’

As lâmpadas Tradfri compõem a linha de lâmpadas conectadas da gigante sueca, que permitem, por exemplo, regular a intensidade da luz e alterar as cores da lâmpada, através de uma aplicação móvel. A integração das lâmpadas da Ikea na app Mi Home não será sinónimo de que só poderão ser controladas através da app da Xiaomi – continuam a ser compatíveis com os gadgets da Google e da Amazon.

Além disso, também foi indicado que esta parceria não compreende só a área da iluminação – as empresas também se vão juntar para mais produtos de mobiliário conectado, por exemplo. Nos últimos anos, a Ikea tem investido nesta área – já vende candeeiros com carregador sem fios incluído, por exemplo.

Leia também | Smartphone de gaming da Xiaomi vai chegar a Portugal

A Xiaomi tem vindo a assumir um papel de destaque no mundo dos dispositivos conectados: segundo anunciou, já vendeu mais de 132 milhões de dispositivos com tecnologia IoT, no terceiro trimestre deste ano. Embora seja mais conhecida por vender smartphones com características de topo de gama a preços mais baixos, a Xiaomi tem um ecossistema alargado de produtos, desde kits de domótica, computadores, dispositivos de fitness e muito mais.

Na galeria acima, pode ver alguns exemplos de gadgets disponíveis nas lojas da Ikea, incluindo os kits de iluminação inteligente da marca.

 

Xiaomi XiaoAI: A coluna inteligente que só custa seis euros