O BMW Group passou a usar realidade virtual para projetar futuras unidades de produção. E tudo começou com a montagem do novo Série 3.
Depois da EDP já ter começado alguns testes com realidade aumentada, no caso da energética portuguesa a pensar na manutenção à distância de equipamento em barragens mais remotas, agora foi a vez do BMW Group aderir à realidade virtual, numa iniciativa que tem tudo de Indústria 4.0.
Em comunicado, a empresa anuncia que a realidade virtual está ao serviço da produção do BMW Group. Alguns meses antes de a produção do novo BMW Série 3 ser lançada em Munique, os especialistas do BMW Group instalaram unidades de produção individuais num mundo virtual. Isto incluiu, por exemplo, a pré-montagem do cockpit, ou seja, quando o cockpit é montado antes de ser instalado no veículo. Pela primeira vez, especialistas de construção, sistemas, logística e montagem, juntamente com funcionários de produção, foram capazes de avaliar toda a nova área de produção em realidade virtual, e testar novos procedimentos em 3D.
Matthias Schindler, responsável pelo Planeamento Virtual e Implementação na Produção do BMW Group, esclarece: “A tecnologia de Realidade Virtual permitiu-nos estabelecer unidades de produção para a pré-montagem dos cockpits de forma rápida e eficaz”. O responsável indica no comunicado do BMW Group que as instalações de teste que replicam a unidade de produção nas suas dimensões reais deixaram, assim, de ser necessárias. “O facto dos especialistas de várias áreas terem conseguido facilmente trocar ideias nas fases mais iniciais, foi uma mais-valia para toda a equipa. Fomos mais transparentes, mais flexíveis e rápidos.”
A produção do cockpit existente continuou durante a fase de preparação sem quaisquer constrangimentos, uma vez que o planeamento só ocupou lugar no mundo virtual. Toda a iniciativa poupou muito tempo às equipas de produção e aos departamentos especializados, indica a empresa. Por ser tão fácil de usar, os peritos foram capazes de avaliar, por exemplo, de quanto espaço o novo sistema precisava, e de incorporar desde o início, e de forma rápida e fácil, o know-how dos funcionários de produção no planeamento.
Como a tecnologia vai largar uma bomba na produtividade empresarial
Seja para planear futuras unidades de produção ou salas inteiras de montagem, os departamentos do BMW Group podem agora combinar informação existente com uma “biblioteca” virtual de prateleiras, embalagens unitárias, pequenos transportadores de carga e outros recursos operacionais largamente utilizados.