O modelo de nave da SpaceX pensado para voos de curta duração e que pode levar humanos à Lua já a partir de 2023 começa fase de testes esta terça-feira, o dia em que se celebra os 50 anos do primeiro homem na Lua – na missão Apollo 11.
Desde que o fundador e CEO da SpaceX (que também lidera a Tesla), Elon Musk, revelou o protótipo de Starship, que há muita antecipação para ver descolar o modelo que promete voltar a colocar humanos a passear pelo espaço – primeiro a Lua, depois Marte.
O modelo protótipo real que também usa o nome de “Starhopper” é um veículo construído para voos curtos e está pronto para ser começar os primeiros testes de voo.
Foi o próprio Musk a anunciar isso mesmo no seu Twitter e os primeiros voos serão já na terça-feira, que permite também assinalar o 50º aniversário da missão da NASA Apollo 11, que transportou pela primeira vez humanos para a superfície da lua em 1969.
O modelo está a ser desenvolvido numa instalação da SpaceX em Boca Chica Village, no Texas. Houve um pequeno teste já em abril onde se tentou uma decolagem breve com um único motor Raptor a fornecer energia ao aparelho. Agora será um teste mais próximo com o voo final.
Se o teste for bem sucedido, vai permitir colocar a SpaceX no caminho ambicioso traçado, onde se espera que a nave atinja os 20 quilómetros de voo em poucos meses.
Musk admitiu já que quer levar com esta nova nave um grupo de artistas num passeio em redor da Lua já em 2023.
Jeff Bezos leva pessoas à Lua já em 2024 (e é para colonizar)