Publicidade Continue a leitura a seguir

Furhat, o novo robô-estrela da Web Summit tem um preço

robô Furhat (João Tomé)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Empresa sueca Furhat faz estreia mundial de robô social rival de Sophia, com expressões capazes de surpreender qualquer ser humano.

Centenas de pessoas lutavam, a muitos metros de distância do palco AutoTech & TalkRobot, pela melhor posição para gravar ou fotografar com smartphone o que se passava. E o que se passava então num espaço que era claramente pequeno para o entusiasmo que se levantava? Era o lançamento mundial do robô social da Furhat.

O mais surpreendente além da forma como o robô que é, na prática, apenas uma cara, interagia com o seu criador, Samer Al Moubayed, é a forma como a sua cara se movimenta e tem as expressões tal e qual um ser humano. A face é um plástico simples que se movimenta para os lados e que tem uma cara projetada que nos dá a ideia de existir mesmo alguém ali.

A interação com quem lhe fala tão próxima com um humano é mesmo surpreendente e pareceu não deixar ninguém indiferente no público (uns de smartphone em punho, outros apenas atentos). A fazer lembrar alguns filmes de ficção científica.

Ficou à venda esta semana e custa 15 mil euros para universidades que queiram comprar para desenvolver as suas funcionalidades. Para empresas ou particulares está disponível o aluguer, por dois mil euros por semana, de acordo com o que ficámos a saber já na conferência de imprensa após a apresentação oficial.

Em palco ficou demonstrado a utilidade deste ser de inteligência artificial numa loja, onde pode receber um cliente e ter mais informação sobre a pessoa e sobre o que existem em stock do que qualquer funcionário, sendo sempre simpático e afável. Vimos o mesmo no aeroporto, onde qualquer pessoa vai ter com o robô, pergunta-lhe se o seu voo está atrasado ou em que porta deve entrar e o robô dá a informação de forma imediata e intuitiva e com o tal sorriso nos lábios projetados no plástico. Exemplos em escritórios (até para contratar pessoas), hospitais ou até para ensinar alguém a falar outra língua foram demonstrados em palco surpreendendo muitos dos presentes.

A Furhat lançou também um sistema operativo para robôs, Furhat OS, que espera desenvolver novas e melhores funcionalidades em inteligência artificial, nos próximos anos com a ajuda de vários parceiros. Esta quarta-feira vamos poder falar diretamente com o robô Furhat.

Leia mais: Manuela Veloso: conheça a grande mestra lisboeta da Ordem dos robôs