O gadget é direcionado às pessoas que vão começar um estilo de vida mais saudável. No futuro os utilizadores também poderão comprar roupas à sua medida através da internet.
A empresa Naked Labs lançou um sistema que permite ao utilizador fazer uma imagem 3D do seu corpo. O objetivo é ajudar nos processos de perda ou ganho de peso, podendo o utilizador controlar de forma mais precisa a evolução do seu corpo.
O sistema, chamado de Naked, é composto por um espelho inteligente, por uma balança rotativa e uma aplicação para smartphone. O espelho está equipado com três câmaras com tecnologia de reconhecimento visual que fazem uma análise milimétrica ao corpo da pessoa.
O espelho também tem um laser que é apontado para o chão quando o processo de ‘digitalização’ é iniciado. É para onde o laser estiver a apontar que o utilizador deve colocar a balança, para que o registo corporal seja feito com a maior precisão.
Leia também | Gadget Lumen promete ser Santo Graal da perda de peso
Depois quando subir para a balança e assumir a posição indicada pela aplicação móvel – costas direitas, braços ligeiramente distantes do corpo, mãos fechadas e cabelo apanhado se for esse o caso -, a plataforma começa a girar.
Os gadgets comunicam depois entre si e no final o utilizador consegue ver uma reprodução fiel do seu corpo no telemóvel. A ideia é que juntamente com exercício e uma alimentação adequada, o utilizador possa fazer um acompanhamento muito mais pormenorizado da sua evolução corporal.
Além de saber o peso e o índice de massa corporal, a aplicação também dá medições dos braços e das pernas. Porquê? Porque o peso pode manter-se, mas o volume muscular aumentar ou diminuir.
O sistema Naked custa 1.400 dólares, o equivalente a 1.200 euros, e começou a ser enviado para os clientes que fizeram reserva. A Naked Labs já disse que espera poder reduzir o valor do equipamento nos próximos anos para que mais pessoas possam ter acesso à tecnologia.
Além do lançamento do produto, a Naked Labs anunciou também uma ronda de investimento no valor de 14 milhões de dólares que vão ajudar a empresa a expandir o produto além do mercado da saúde – como poder encomendar roupa online à medida.
Este artigo foi originalmente publicado na edição de 3 de agosto de 2018 do Diário de Notícias