A Sony aposta as suas fichas naquele que diz ser o sensor “com a maior contagem de pixeis da indústria”.
A fabricante japonesa prepara-se para lançar o sensor de imagem IMX586, que vai contar com 48 MP efetivos (8000 por 6000) – uma contagem de pixeis que poderá rivalizar com os sensores de imagem que são utilizados em máquinas fotográficas DSLR, por exemplo.
A Sony refere também que vai utilizar pixeis de dimensões muito reduzidas, quando comparadas com o resto da indústria. E, habitualmente, utilizar pixeis muito pequenos não significa necessariamente que as imagens vão ter melhor qualidade. Nas imagens de teste divulgadas, a Sony compara o novo sensor IMX586 com uma imagem convencional, fotografada com um sensor de 12 MP. É possível notar que há uma maior definição da imagem quando fotografada com o novo sensor.
Outra das diferenças explicadas pela marca nipónica é a de que “ao colocar este 48 MP efetivos numa unidade com 8 milímetros de diagonal” é possível introduzir esta novidade em muitos smartphones. Nas imagens de teste, a diferença é notória quando se tira partido do zoom digital.
No que diz respeito a vídeo, este sensor pode gravar em 4K (4096 por 2160), em 90 frames por segundo.
É esperado que este novo sensor seja utilizado em smartphones a partir do próximo ano. A Sony aponta setembro como o mês em que começará a fazer chegar unidades ao mercado, para serem utilizadas em novos telefones, com um preço de 27 dólares (cerca de 23 euros).