BMW e Volvo, através da sua submarca, Polestar, apresentam veículos elétricos que prometem rivalizar com os modelos da Tesla, especialmente o mais barato, o Model 3.
O Salão de Genebra chega sempre no início de março com várias novidades e estreias mundiais que mostram o que esperar do ano em curso no que diz respeito à indústria automóvel, cada vez mais tecnológica e a preparar-se para a mobilidade elétrica, autónoma e partilhada.
A BMW aposta forte numa linha de modelos elétricos, onde o i4 é o modelo mais aguardado para 2021 e, durante o Salão de Genebra, apareceram fotos do que será o modelo já perto do estado final, semelhante ao protótipo i Vision Dynamics, uma berlina de três volumes, tal como o Model 3 da Tesla. O CEO da BMW promete ainda que o modelo será líder nas acelerações dos 0-100 km/h e terá 700 km de autonomia. Falámos recentemente com um vice-presidente da empresa, Cristoph Grote, que nos admitiu que esse também será o ano do SUV elétrico da marca, baseado no X3, e que até deve chegar primeiro ao mercado do que o i4 que, ainda assim, tem maior potencial nas vendas.
Leia também | Tesla promete 120 km de autonomia em cinco minutos de carregamento
A Tesla tem estado na frente da inovação no que diz respeito à capacidade de autonomia das baterias e em tecnologias no interior que facilitam a vida do condutor, bem como às prometedoras funções semi-autónomas. Com o Model 3 a marca apresentou o seu primeiro veículo abaixo dos 40 mil euros, mas a promessa demorou muito a ser concretizada, com as primeiras versões base mais baratas do veículo, de 35 mil dólares, a chegarem pela primeira vez aos EUA nas últimas semanas. Para a Europa, o Model 3 abaixo dos 40 mil euros ainda deve demorar mais alguns meses, prometeu Elon Musk.
Quem apresentou mesmo no salão suíço o seu modelo final rival do Model 3 foi a Polestar, marca que pertence à Volvo e que tem no seu Polestar 2 um modelo totalmente eléctrico com perto de 500 km de autonomia, o que é mais do que o Audi e-tron, o Jaguar I-Pace (SUV elétrico eleito no Salão como o Carro do Ano de 2019) e todos os Tesla Model 3, excepto o de alta performance. O preço esperado do modelo da submarca da Volvo deve rondar os 45 mil dólares. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Polestar 2 tem mais de 402 cv e atinge os 100 km/h em menos de cinco segundos. Vem ainda equipado com um ecrã tátil enorme – tal como o Tesla -, mas neste caso usa o sistema Android da Google. A sua chegada está prevista para 2020.
A Audi não deixou os seus créditos por mãos alheias e, em Genebra, expôs apenas veículos elétricos ou híbridos plug in. Uma das estrelas é o GT e-tron, um modelo superdesportivo elétrico que chega em 2020. Para este ano deve chegar ao mercado o SUV e-tron.