Publicidade Continue a leitura a seguir

11 erros que está a cometer com o seu smartphone

1. Não proteger o smartphone com uma capa | Os smartphones estão cada vez mais caros, pelo que proteger o investimento que fez de riscos, quedas e outras agressões é algo que vai querer fazer.
2. Não tirar a capa quando o smartphone carrega | A capa é boa, menos quando está a carregar o smartphone. O dispositivo aquece quase sempre e a capa não ajuda a dissipar o calor, o que pode ser prejudicial.
3. Fechar aplicações ou instalar apps para otimizar | Sobretudo no sistema operativo Android, este é um verdadeiro mito urbano: fechar as apps não ajuda o smartphone a ficar mais rápido. Também não vale a pena instalar apps dedicadas para esta tarefa, pois o sistema operativo já o faz de forma autónoma.
4. Não usar cartão de memória | Para quê sobrecarregar o armazenamento interno do smartphone se pode passar uma boa parte das aplicações, fotos e vídeos para o cartão de memória? Além de manter o dispositivo mais rápido, também facilita a movimentação destes dados.
5. Não limpar o smartphone antes de o vender | Comprou um smartphone novo e quer capitalizar com o velho. Muito bem: só precisa é de proceder a uma limpeza a fundo da memória do equipamento. Não vai querer que estranhos vasculhem aquelas que foram as suas memórias pessoais.
6. Usar acessórios de origem desconhecida | O carregador estragou e na loja da esquina há um barato. Mas será que é a melhor opção? Os equipamentos de origem dão sempre outras garantias de segurança e também ajudam o utilizador a proteger-se em caso de avarias futuras.
7. Manter aplicações que já não usa | No seu smartphone devem existir algumas apps que já lá estão há meses sem serem usadas. Se não precisa delas, apague-as: liberta espaço e também evita possíveis recolhas de dados em segundo plano.
8. Não está a limpar o smartphone | O smartphone é um dos objetos mais sujos com os quais interage ao longo do dia. Tente limpar uma vez por dia o dispositivo e se possível use líquidos próprios para a eliminação de bactérias.
9. Não atualizar aplicações e sistema operativo | Anda a adiar aquelas 27 atualizações que o Google Play tem pedido? Ao fazer isso pode estar a prejudicar o equipamento e a sua segurança - mantenha todo o software o mais atualizado possível.
10. Não usar qualquer bloqueio no smartphone | O smartphone tem informação demasiado importante para não o proteger com um PIN, palavra-passe ou impressão digital. Invista dois minutos neste elemento se ainda não o fez.
11. Dar permissões às apps sem pensar | Sempre que instala uma aplicação nova no smartphone, está a dar-lhe acesso a muitos elementos do seu dispositivo. Já parou para ver quais? Neste momento pode ter apps a acederem à sua galeria com a utilidade da aplicação não justifica essa permissão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O smartphone ajuda-o a falar com família, amigos, dá-lhe indicações para onde ir, diz-lhe quanto vai custar, ajuda-o até nos engates… mas nem sempre é tratado da melhor forma.

O smartphone está lá para si de manhã à noite. Desde o momento em que toca o despertador até ao momento em que confirma se vai tocar no dia seguinte, é provável que olhe para ele dezenas ou até mesmo centenas de vezes.

Anda consigo de um lado para o outro, seja nas viagens mais catitas, seja naquelas aventuras que exigem um esforço físico maior. Aviva-lhe as memórias através de fotografias e vídeos. Impede que se esqueça dos seus compromissos mais importantes.

Também é verdade que o smartphone nem sempre está lá quando mais precisa – ou porque falta bateria ou porque logo hoje aquela aplicação decidiu não funcionar.

Leia também | 40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone

Isto para dizer que, muito provavelmente, o smartphone faz mais por si, do que o leitor por ele. Mas não precisa de ser assim. Como equipamento indispensável que é no dia-a-dia, existem alguns cuidados que pode – e deve – ter com o seu telemóvel.

Confira, na galeria em cima, os erros mais comuns que são cometidos com os smartphones.