Publicidade Continue a leitura a seguir

6 alertas de que o seu computador pode estar infetado

Pop-ups aleatórios: se começa a receber mensagens estranhas e pop-ups aleatórios ao fazer tarefas perfeitamente normais e que antes não surgiam, poderá ser sinal de que precisa de rever as questões de segurança do seu computador.
A sua homepage mudou e não foi escolha sua: há quem personalize o browser para arrancar a partir de determinado site. A questão é que existe um malware específico que, além de instalar software malicioso no seu computador, ainda altera o site escolhido para homepage. Imagem: Pixabay
Recebe mensagens de que o computador está desprotegido: em alguns casos, isto acontece mesmo quando tem um antivírus ativo. Há situações em que malware mais astutos conseguem contornar a segurança que definiu para o computador e as mensagens surgem, mesmo quando tem a certeza de que está tudo bem com o antivírus.
Apercebe-se de que há tráfego de rede excessivo: há casos de vírus que aumentam bastante o tráfego de rede, algo que precisa de um ‘olho’ mais atento. Para verificar situações do género, abra o gestor de tarefas do computador e analise a coluna rede. Se houver resultados estranhos, vale a pena recorrer ao seu antivírus.
Computador demora mais tempo a iniciar: isto pode dever-se a dois cenários – ou pode ter demasiados programas a acompanhar o arranque do computador ou poderá ser sinónimo de um computador infetado. Foto: Michal Kubalczyk / Unsplash
Recebe avisos de que amigos estão a receber mensagens estranhas da sua parte: o mundo da Internet não é perfeito e, por vezes, links inofensivos dão grandes chatices. Ao longo dos anos, há sempre casos de vírus que conseguem partilhar imagens ou enviar mensagens maliciosas aos contactos, conseguindo instalar-se no computador. Caso isto aconteça, o ideal é mudar todas as passwords das contas e verificar a lista de dispositivos que tem conectados às suas redes sociais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta sexta-feira assinala-se o Dia da Segurança no Computador. Como tal, há que garantir que o seu PC, que é provavelmente uma ferramenta de trabalho, está nas melhores condições de saúde.

É muito difícil que nunca tenha sido vítima de malware ou de um vírus mais incomodativo. Ao longo dos anos, a Internet já assistiu a várias ‘modas’ no que ao campo do malware diz respeito – ultimamente, a grande moda é o ransomnware, onde os dados dos utilizadores são como que “raptados”, sendo preciso quase um resgate para ter acesso à sua informação.

Leia também | USBNinja: O cabo ‘normal’ que infeta os computadores com malware

Mas também há vírus menos dramáticos, que são só aborrecidos – e, por vezes, até pode nem dar por eles à primeira. Mas há alguns sinais que podem bem servir de alerta para estar mais atento à segurança do seu computador.

Leia também | NFCDrip: Português descobre falha que afeta smartphones, impressoras e milhões de outros equipamentos

O ideal é que tenha um antivírus instalado no seu computador e, além disso, ter atenção às habituais recomendações de segurança: não clicar em ligações suspeitas e fazer análises regulares às medidas de segurança do seu portátil.

 

Cibercrime já é mais rentável do que o crime organizado