Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda se lembra de como era o Instagram?

Ainda nos primeiros tempos, em 2009, a aplicação tinha outro nome: Burbn.
Esta é a primeira foto partilhado no Instagram: data de 16 de julho de 2010 e foi partilhada por Kevin Systrom, um dos fundadores da empresa.
Nos primeiros tempos, ainda antes de galerias e tudo mais, o Instagram era o sítio onde toda a gente queria partilhar fotos com demasiados filtros.
Em 2013, já nas mãos do Facebook, os vídeos de 15 segundos chegavam ao Instagram.
O primeiro logótipo do Instagram, antes de tudo se tornar numa gradiante cor-de-rosa.
Há alguns anos, o Instagram decidiu mudar radicalmente de ar: o azul e os tons escuros foram substituídos por um visual mais clean, onde predomina o branco.
A mudança de visual afetou também outras aplicações, como o Boomerang, por exemplo, que também viu o logo ser alterado.
Em 2016, novo patamar no Instagram, com a introdução das Stories ou histórias.
Ainda em 2016, o Instagram apresentava a funcionalidade que permitia transmitir vídeo em direto.
Este ano, o Instagram lançou a IGTV, uma espécie de hub de vídeo, virado para os criadores de conteúdos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Instagram assinala hoje oito anos de vida. Desde 2010, houve muitas coisas a mudar na rede social de partilha de fotos – e não falamos só do facto de ter sido comprado pelo Facebook, em 2012.

Inicialmente, o Instagram nem tinha esse nome – a criação de Kevin Systrom chamava-se Burbn, em 2009. Mais tarde, com a entrada de Mike Krieger (o segundo fundador) é que se passa a assumir a aplicação como Instagram.

Basicamente, o Instagram vinha responder à necessidade de ter uma rede social fortemente ligada à fotografia, mas com o propósito de partilhar imagens que corressem sempre bem. Como, sem se ser um fotógrafo profissional? Com filtros, respondiam os co-fundadores.

Leia também | Estes são os portugueses que dominam o Instagram

Desde essa altura, muita coisa mudou, inclusive no aspeto e funcionalidades associadas à rede social. Além disso, também a base de utilizadores mensais se expandiu: em junho deste ano, era anunciado que já tinha chegado à marca dos mil milhões de utilizadores ativos.

Percorra a galeria de imagens assim para ver esta evolução do Instagram ao longo dos anos.

Leia também | Andamos todos a fazer o mesmo no Instagram? Esta conta acha que sim