Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda se lembra destes vídeos dos primórdios do YouTube?

Me at the zoo: o primeiro vídeo de sempre do YouTube data de 24 de abril de 2005. Tem mais de 61 milhões de visualizações.
Evolution of Dance: em 2006, este vídeo mostrava em seis minutos a evolução dos estilos de dança ao longo dos anos. Tem mais de 304 milhões de visualizações.
Charlie bit my finger: em maio de 2007, era tempo de mostrar ao mundo como nem sempre é fácil ter irmãos. O vídeo foi partilhado pelo pai das crianças no YouTube, para que o avô dos miúdos o pudesse ver. Durante algum tempo, foi o vídeo mais popular do YouTube. Hoje em dia, tem 866 milhões de visualizações.
David after Dentist: em 2008, uma criança de sete anos foi ao dentista e o resultado da anestesia foi hilariante. Tanto que tem mais de 138 milhões de visualizações.
How to be Ninja: em 2007, Ryan Higa tornou-se uma estrela do YouTube com o seu canal nigahiga. Na verdade, entre 2009 e 2011, Ryan tinha o canal mais popular do YouTube. Tem mais de 51 milhões de visualizações - tudo isto com vídeos simples, sem grandes artifícios.
Chocolate Rain: em abril de 2007, a canção de Tay Zonday foi um dos primeiros sucessos do YouTube. Tem mais de 120 milhões de visualizações.
Dramatic Chipmunk: conhecido como os melhores cinco segundos da Internet, chegou ao YouTube em 2007. Tem mais de 48 milhões de visualizações, cheias de dramatismo.
Ain’t Nobody got time for that: a entrevista de Sweet Brown, após um incêndio num apartamento tornou-se viral, muito pela tirada “ain’t nobody got time for that” (ninguém tem tempo para isso). O sucesso foi tanto que originou vários remix.
Leave Britney Alone: em 2007, Chris Crocker quase que poderia ter criado o género de vlog. Acérrimo fã de Britney Spears, chorava num monólogo onde pedia aos media para parar de criticar a atuação da cantora nos MTV Video Music Awards. O vídeo correu mundo e gerou milhões de visualizações.
Trololo: a atuação de Eduard Khil num programa de televisão tornou-se viral muitos anos mais tarde. Era suposto a letra contar uma história, mas tudo foi substituído por peculiares “trololo”.
Daft Hands - Harder, Better, Faster, Stronger: em junho de 2007, estas mãos davam vida ao tema Harder, Better, Faster, Stronger do duo francês Daft Punk. Tem mais de 69 milhões de visualizações.
Keyboard Cat: o vídeo foi feito originalmente nos anos 80, com um gato chamado Fatso, a tocar teclado. Tem mais de 53 milhões de visualizações, desde 2007, e até uma versão que dura dez horas.
Screaming Sheep: são mais de 18 milhões de visualizações de um upload que, na realidade, é uma cabra e não uma ovelha. Pormenores à parte, é um dos vídeos mais conhecidos do YouTube.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Antes de setups milionários, vídeos bem editados ou cheios de equipamento no valor de vários milhares de euros, o YouTube era recheado de vídeos menos pensados e mais diretos. 

Esta semana, o YouTube assinalou 14 anos de vida e, como seria de esperar, as horas de vídeo carregadas para a plataforma da Google atingem valores astronómicos. Alguns dos vídeos ainda hoje são referências conhecidas, mesmo que já tenha passado mais de uma década.

Leia também | Este quarentão come de tudo e é o novo sucesso do YouTube

Em alguns casos, como o de Ryan Higa, no início do YouTube era considerado o youtuber mais popular, fazendo concorrência a PewDiePie. Com o passar dos anos, a popularidade e número de subscritores de PewDiePie cresceram, é certo, mas Higa ainda continua ativo no YouTube, com mais de 24 milhões de subscritores.

Entre crianças, animais ou momentos simplesmente caricatos, recorde alguns dos vídeos que marcaram os primórdios da plataforma… com uma qualidade de imagem bem pior.

O pequeno Ryan, os irmãos Paul e PewDiePie: os youtubers mais bem pagos de 2018