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Imagina a sua vida sem a Google? Com estas alternativas é possível

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A gigante de Mountain View criou vários serviços que são ‘indispensáveis’ na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Ou será que não são?

Pesquisa Google / DuckDuckGo

O motor de busca é de longe o produto mais conhecido da Google e um dos mais indispensáveis no dia a dia. Uma alternativa pode ser o DuckDuckGo, uma ferramenta que tem um grande foco na privacidade e que diz não rastrear os utilizadores.

Gmail / Proton Mail

Aqueles que valorizam a segurança e a privacidade das conversas que mantêm por email provavelmente já conhecem o Proton Mail. Todas as mensagens estão protegidas por encriptação e os servidores que garantem o funcionamento da plataforma estão sediados na Suíça.

Google Chrome / Opera

O browser Chrome é o preferido da ‘internet’ – em maio tinha 61% de quota de mercado a nível global. Mas o Opera tem características que o podem fazer mudar de ideias, como um bloqueador de anúncios e uma rede privada virtual (VPN) integrados de origem.

Google Maps / Here WeGo

O Maps é uma ferramenta de geolocalização poderosa e uma das mais completas. Um serviço que também não desilude é o Here WeGo, antigo Here Maps da Nokia e que agora pertence a um consórcio de empresas alemãs. Também inclui informação sobre transportes públicos e está disponível em aplicações móveis.

Android / iOS

O sistema operativo Android é usado por quase 80% de todas as pessoas que têm um smartphone. A grande alternativa é o iOS da Apple, quer em termos de funcionalidades, quer em termos de ecossistema de aplicações disponíveis. Há inclusive derivações do Android que têm um maior foco em privacidade, mas no final não deixam de funcionar sobre a plataforma da Google.

Google Play Store / Aptoide

O Google Play é a casa das aplicações Android por excelência, mas não é a única casa de ‘excelência’. A loja de aplicações Aptoide, criada pela empresa portuguesa com o mesmo nome, é uma das maiores em todo o mundo e conta com mais de 700 mil apps disponíveis para download.

Google Translate / Bing Translator

A ferramenta de tradução da Google está ainda longe de ser perfeita, mas é provavelmente a primeira escolha para a maioria dos utilizadores. Acontece que a rival Microsoft também tem um serviço fiável, graças a todos os avanços em inteligência artificial que tem feito nos últimos anos.

Google Drive / Dropbox

O serviço de armazenamento na cloud da Google conseguiu conquistar quota de mercado por disponibilizar mais espaço do que os principais concorrentes. Uma boa alternativa é a Dropbox – foi este serviço que mostrou o potencial do guardar ficheiros na ‘nuvem’ e continua a ser um dos mais completos.

YouTube / Instagram TV

Em bom rigor, quase não há plataformas que consigam rivalizar com o YouTube, pelo grande nível de criadores dedicados que lá publicam conteúdo numa base quase diária. Ainda que seja recente, o serviço Instagram TV é aquele que neste momento parece estar melhor posicionado como uma alternativa – muito também pelo facto de vários youtubers manterem uma presença assídua no Instagram.

Google Docs / Zoho

O ‘rei’ da produtividade pode continuar a ser o Office, mas a Google tem conseguido ganhar terreno graças à suite de produtividade Google Docs – por estar sempre acessível e por ser gratuita. Uma alternativa a esta ubiquidade pode ser a plataforma Zoho. Além de permitir a criação de documentos e folhas de cálculo, também disponibiliza integração com outros serviços, incluindo de armazenamento e de email.

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A Google criou aqueles que são alguns dos serviços e ferramentas digitais mais completos e bem sucedidos do mundo. Não é à toa que o Gmail, o Chrome, o Android, o Google Maps e o YouTube têm todos mais de mil milhões de utilizadores.

A posição da Google no mercado digital é de tal forma grande que é muito fácil os utilizadores dependerem quase totalmente dos serviços que a gigante norte-americana disponibiliza. O que para uns pode ser positivo, devido à integração de funcionalidades que existe entre produtos, para outros pode ser visto como uma grande dependência relativamente a uma única empresa.

O facto de mais de 80% das receitas da Google terem origem no negócio da publicidade digital, significa que os dados que a empresa recolhe dos utilizadores têm um papel importante nesse desempenho financeiro – o que também tem levantado questões de privacidade ao longo do tempo.

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O desafio é: consegue imaginar o seu dia a dia sem os principais produtos da Google? Para muitos utilizadores a resposta é ‘não’ pela falta de conhecimento de serviços que se apresentam como uma alternativa viável.

Na galeria em cima pode ficar a conhecer algumas alternativas às principais plataformas da gigante norte-americana.