Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco opções para ouvir música no computador

MusicBee
Dopamine
Media Monkey
Kodi
VLC Media Player

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualquer computador tem um reprodutor de multimédia nativo, é verdade, mas há sempre quem gosta de ter mais opções e capacidades de personalização para as suas playlists. 

Como nem toda a gente ouve música em streaming, softwares que permitem gerir listas de reprodução, ter acesso a letras e muito mais continuam a estar disponíveis no mercado. E, como é o caso destas cinco opções, de forma gratuita.

Algumas delas, como é o caso do Kodi ou do VLC Media Player, são bastante completas e polivalentes, permitindo também a reprodução de filmes ou fotografias. No caso do Kodi, é inclusive possível ver fotografias ou até ter acesso a um feed personalizado sobre o estado do tempo.

MusicBee

Dedicado exclusivamente a música, é uma das melhores apostas para quem tem música no computador, mas sem grande paciência para tratar da parte de organização das faixas ou de catalogação. Para começar, permite importar listas de reprodução de programas como o Windows Media Player ou do iTunes. Se ainda assim as faixas estiverem desorganizadas ou sem informação, o MusicBee utiliza alguns truques de catalogação e pesquisa informação na Internet.

O resultado? Faixas com toda a informação, além de o programa ainda procurar na Internet algumas imagens do artista ou banda, para mostrar um pequeno slideshow enquanto reproduz as faixas. Está disponível aqui. 

MediaMonkey

O MediaMonkey não é só dedicado a música, mas serve bem para esse propósito. Tem uma versão gold, que é paga, mas a versão gratuita já dá uma ajuda considerável quando é preciso organizar músicas que tem no computador. À semelhança do MusicBee, também procura informação complementar, tal como nomes dos artistas, nomes de faixas e álbuns de onde saíram. Está disponível aqui. 

Dopamine

Este programa tem algumas limitações a nível de formatos compatíveis, não sendo tão abrangente quanto o VLC Media Player. Ainda assim, o facto de ter várias interfaces disponíveis (uma de ecrã completo, uma mais pequena e outra ainda apenas com o botão de pausa e de stop) ajudam a diversificar as escolhas e a sobreviver até aos utilizadores mais exigentes. Está disponível online e de forma gratuita. 

Kodi

Já é muito conhecido e o facto de ser compatível com várias atividades no mundo multimédia ajuda a espalhar o nome. Tem um campo dedicado especificamente à reprodução de música e o facto de também permitir ver outros conteúdos multimédia ajuda.

É altamente personalizável, já que pode escolher entre várias ‘skins’ diferentes para alterar a interface. Os plugins adicionais também ajudam. Está disponível aqui. 

VLC Media Player

Um clássico dos clássicos, uma opção que tem vindo a figurar em vários computadores. A razão para isto acontecer? O facto de ser compatível com muitos formatos, quer de áudio quer de vídeo. A versão base é bastante versátil, mas quem quiser mais uns toques para ter as playlists organizada, pode sempre utilizá-lo com alguns plugins.

Além disso, o facto de ser atualizada com regularidade, mantendo o carácter gratuito, também ajuda a estender a longevidade deste software. Está disponível aqui.