Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas empresas querem colocá-lo a fazer turismo no Espaço

A SpaceX quer colocar o seu primeiro turista espacial a dar uma volta à Lua até 2023. Este ano, a empresa de Elon Musk já conseguiu colocar um Tesla em órbita, ao som de David Bowie.
A Blue Origin, fundada em 2000 por Jeff Bezos (o dono da Amazon), quer desenvolver um sistema que permita descolagens e aterragens na vertical. Como frase-chave tem Gradatim Ferociter, latim para "Passo a passo, com ferocidade".
A ARCA Space Corporation está sediada no Novo México. Fundada em 1999, desenvolve foguetões e outras cápsulas para a exploração espacial. Resulta de um acordo feito na Roménia, que inclui Dumitru Popescu, o CEO da empresa, e outros entusiastas da exploração espacial.
A Space Adventures tem um propósito ligeiramente diferente, vendendo viagens ao espaço, mas que têm a Estação Espacial Internacional como destino. As viagens custam vinte milhões de dólares e implicam um treino rigoroso. O primeiro turista desta viagem foi Dennis Tito, em 2001.
A britânica StarChaser Industries foi fundada em 1992 e está a trabalhar para desenvolver uma forma viável para tornar o turismo espacial possível. Tem várias missões ao longo dos anos; a mais recente foi a 11 de setembro de 2017, com o lançamento do foguetão Skybolt 2, que chegou aos 1219 metros de altitude.
A Virgin Galactic, uma das empresas do milionário Richard Branson, trabalha há vários anos para conseguir desenvolver possibilidades no mercado do turismo espacial.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de, em 1969, Neil Armstrong ter aterrado na Lua, a exploração espacial foi ganhando gradualmente outros contornos. Hoje em dia, há quem acredite que pode ser a próxima grande ideia… no setor do turismo. 

Ultimamente, a faceta mais conhecida desta ideia do turismo espacial tem sido a SpaceX, que anunciou que o japonês Yusaku Maezawa será o primeiro turista a embarcar na missão da empresa de Elon Musk.

Leia também | SpaceX revela quem é o primeiro turista que vai levar ao espaço

Mas a verdade é que a SpaceX não está sozinha nesta corrida ao Espaço,k embora tenha tido muita notoriedade, devido à carismática figura de Elon Musk. Há várias empresas, como a Blue Origin, de Jeff Bezos, ou a Virgin Galactic, que estão a investigar diferentes formas de conseguir levar o Homem mais além, tornando possível que até os civis possam passar férias fora da Terra.

Há diferentes opções, é certo: enquanto a SpaceX quer levar os passageiros a dar a volta à Lua, a SpaceAdventures, por exemplo, tem uma ideia diferente. A lógica é a de levar os passageiros a passar algum tempo na Estação Espacial Internacional. Por 20 milhões de dólares, já colocaram vários turistas de férias fora da Terra – a 28 de abril 2001, o norte-americano Dennis Tito tornou-se no primeiro turista espacial do mundo, graças às viagens da SpaceAdventures.

Leia também | ‘Invasão’ ao espaço versão Bollywood marcada para 2022

Percorra a galeria de imagens para ver quais são algumas das empresas que trabalham há vários anos para colocar civis no Espaço.