Publicidade Continue a leitura a seguir

macOS Mojave. Conheça as funcionalidades da atualização da Apple

Novo modo escuro: este modo está acessível através das preferências do sistema. Basicamente, afeta o sistema, escurecendo tanto as aplicações da Apple (Photos, iTunes, Notas, etc), como todas as outras janelas.
Uma Mac App Store renovada: a Apple anda claramente a ‘redecorar’ a casa. Depois de ter mudado o visual da App Store, também decidiu mudar a loja de aplicações para o macOS. Agora há vídeos que começam automaticamente e também é possível ler alguns artigos sobre algumas aplicações ou funcionalidades.
É mais fácil gravar o ecrã:já era possível fazer gravações daquilo que se está a passar no ecrã do computador, mas agora há mais funcionalidades, como a possibilidade de poder esconder ou não o cursor e outras formas de partilhar e organizar as gravações.
Quick Look: de vez em quando, há coisas que precisa de fazer alterações a ficheiros que são mesmo muito rápidas. Com a funcionalidade Quick Look, coisas rápidas como rodar imagens ou adicionar um detalhe a um documento podem ser feitas sem chegar a abrir a aplicação.
Stacks: uma nova funcionalidade virada para a produtividade, que permite ajudar a ‘destralhar’ o Mac (toda a gente sabe que é muito fácil ir acumulando lixo no ambiente de trabalho). A ideia desta funcionalidade é que, quando esteja ligada, possa agrupar ficheiros que sejam do mesmo tipo.
Um fundo dinâmico: o Mojave tem um desktop dinâmico, como a Apple lhe chamou. À medida que o dia passa, o fundo vai sofrendo alterações, a imitar a luz natural.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Apple lançou esta semana a versão final da Mojave para os computadores da marca. A atualização para o sistema operativo não traz mudanças radicais, mas introduz algumas novidades viradas para a produtividade. 

A atualização Mojave já tinha sido anunciada na conferência para programadores da Apple, em junho, onde a empresa tinha também mostrado quais seriam as funcionalidades que iria integrar no iOS 12, o seu sistema operativo para os dispositivos móveis.

Leia também | Novo iOS 12 já está disponível. O que é que traz de novo?

Depois de ter disponibilizado o Mojave em versão beta, a Apple disponibiliza agora a atualização de software que, como acontece nos outros anos, é também gratuita. A atualização pode ser descarregada na loja da Apple, como também é habitual.

Vale, mais uma vez, recordar que antes de fazer qualquer atualização de software ao Mac convém precaver-se e fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros. Também convém ver se o seu Mac é compatível com esta atualização: a Apple assegura a compatibilidade com o MacBook (início de 2015 ou mais recente), MacBook Air (meados de 2012 ou mais recente), MacBook Pro (meados de 2012 ou mais recente), Mac mini (finais de 2012 ou mais recente), iMac (finais de 2012 ou mais recente), iMac Pro (2017) e também alguns modelos do Mac Pro (modelos de finais de 2013, meados de 2010 e meados de 2012. Quem quiser atualizar o seu Mac, precisará de 5,7 GB de espaço para a atualização.

Comecemos pela funcionalidade que era pedida há tanto tempo: um modo escuro para as janelas e aplicações do Mac, que é mais agradável para os olhos e bem menos cansativo. Claro que este modo é opcional, com a Apple a disponibilizar a

Há também um fundo dinâmico, que vai acompanhando a mudança das horas ao longo do dia. Na produtividade, a Apple arranjou forma de haver secretárias menos desarrumadas, com a introdução de uma funcionalidade chamada Stacks, que agrupa ficheiros semelhantes, para aparentar ter um fundo mais arrumado quando olhar para o Mac.

Percorra a galeria de imagens para ver as novas funcionalidades desta atualização de software.

Leia também | 11 truques para usar com o novo iOS da Apple