Publicidade Continue a leitura a seguir

NASA anda pelo espaço há 60 anos. E estas são as suas melhores fotos

Tripulação da Apollo 1 a relaxar após um exercício.
Imagem do Space Shuttle Discovery a chegar à estação internacional, em 2005.
O foguetão Soyuz levanta voo. É um dos modelos mais fiáveis dos últimos 60 anos e ainda é usado hoje.
Sistemas de rádio testados no programa Apollo, numa câmara que simula o espaço.
Mae Jemison, a primeira afro-americana no espaço, a bordo do space shuttle Endeavour.
David Scott, da Apollo 9, testa o sistema de fatos espaciais para operações lunares
Buzz Aldrin e Neil Armstrong da Apollo 11
O efeito termal em torno de um shuttle quando entra em contacto com a atmosfera terrestre.
Matemática e cientista de computação Annie Easley
O veículo de teste para as aterragens lunares.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A NASA foi criada há 60 anos e a organização norte-americana expõe agora num livro algumas das melhores fotografias de seis décadas de exploração espacial.

Quando se trata de ilustrar as realizações da humanidade no espaço, o catálogo dos primórdios da NASA é do melhor que há. As imagens que pode ver nesta fotogaleria são algumas das que fazem parte de um livro que celebra os 60 anos de existência da agência norte-americano, divulgando mais de 400 fotografias. A NASA cumpriu os seus primeiros 60 anos a 29 de julho do ano passado – nasceu em 1958.

Leia também | 10 factos que provavelmente não sabia (e deve saber) sobre a Lua

Os grandes lançamentos, o mapa da Lua, as paisagens estelares e os panoramas marcianos, tudo isto, em conjunto com várias vistas impressionantes dos bastidores, imagens que dão escala humana aos vastos empreendimentos tecnológicos da NASA, fazem parte do novo livro.

“É óbvio que muitas das fotos mais conhecidas eram bonitas demais para deixarmos de fora, mas também queríamos imagens menos conhecidas, por isso houve um grande esforço para explorarmos os arquivos mais obscuros”, diz Piers Bizony, autor do livro The NASA Archives: 60 years in space, editado pela Taschen.

Um grande foco do livro é o projeto Apollo, cujo objetivo era colocar pessoas na Lua. Além de cobrir décadas do esforço da NASA para conseguir feitos espaciais, o livro também tem uma mensagem sobre a gestão da Terra. “O facto é que não vamos poder realocar 7 mil milhões de pessoas”, diz Bizony, acrescentando: “a Terra tem que ser nossa prioridade em termos de garantir um futuro de sucesso para a humanidade.”

Sonda da NASA em Marte tira a sua primeira selfie