Publicidade Continue a leitura a seguir

Oito simples passos para proteger a sua identidade

Triturar documentos sensíveis: tudo o que tenha a sua informação, como morada, dados pessoais ou outra informação sensível deverá ser triturado. Há quem até tenha trituradoras de papel em casa para este fim.
Tenha os seus documentos em segurança: há documentos que não usa todos os dias, não é? Esta lista inclui certidões de nascimento, boletins de saúde, documentação do IRS - a lista é infindável. Convém manter estes documentos em sítios seguros em casa. E isto também é válido para os documentos que tem no digital. Há softwares de encriptação criados só para isto.
Eleve os padrões da sua password: não vale a pena ter o melhor software de segurança quando tem uma password fraca. ‘Qwerty’, ‘123456’ e muito mais figuram na lista das piores passwords de sempre. Vale a pena dar uma olhadela ao mundo dos gestores de password, que permitem guardar tudo em segurança.
Se está num processo onde sente que lhe estão a pedir demasiadas informações pessoais, faça alguma investigação antes de fornecer os seus dados. Perceba se se trata mesmo de uma entidade em que pode confiar.
Tranque o seu smartphone: já parou para pensar na quantidade de informação que está no seu smartphone, onde tem login feito em tudo? Use os mecanismos de segurança do seu smartphone - PIN, padrão, impressão digital, reconhecimento facial, etc.
Atenção ao phishing: navegue em sites onde é utilizado https e tenha atenção aos emails que recebe. Os esquemas de phishing estão a ficar mais sofisticados e há quem já consiga fazer cópias quase perfeitas de emails de bancos, etc.
Proteja-se: isto é válido para antivírus, proteção em smartphones e computadores, etc. Também vale a pena apostar numa VPN, especialmente se estiver a aceder a uma rede pública, por exemplo.
Partilhar demais é problemático: assegure que tem as definições de segurança ativas nas redes sociais. Isto é válido para as definições de privacidade do Facebook, Instagram e derivados. Imagem: Pixabay

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já pensou na quantidade de informação que está guardada no seu smartphone, computador e todos os outros gadgets? Para prevenir que alguma coisa de mal aconteça e que alguém se faça passar por si, há algumas medidas de segurança para pôr em prática.

Uma destas medidas de segurança é tão simples quanto manter os seus documentos importantes num lugar seguro – se os tiver em formato digital, convém também que faça um processo de encriptação.

Leia também | Estes produtos ajudam a manter as suas passwords em segurança

Usa a mesma password para aceder a todos os serviços? Também não é uma boa ideia. Para isto, há vários gestores de password que é possível usar – alguns deles até já incluídos nos navegadores que se usa para aceder à Internet.

Leia também | Estas são as 15 piores passwords da Internet. A sua está na lista?

Também de que vale a pena ter um software de segurança se não tem cuidado com os emails que recebe e abre mensagens de remetentes desconhecidos? Comece a ter atenção aos esquemas de phishing, que estão cada vez mais sofisticados.

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer estas dicas.

Acha que está à prova de emails de ‘phising’? Este quiz quer colocá-lo à prova